proteger o sofá no desfralde

Como proteger o sofá no desfralde: dicas para proteger estofados e carpetes

Durante o processo de desfralde é muito comum que a criança deixe escapar um pouco de xixi e até coco, já que de início ele ainda não está acostumado a ter que parar de brincar e ir até o banheiro. Apesar de ser comum, muitas mães ficam preocupadas com o sofá e outros estofados que podem acabar sofrendo com esse processo. Porém, existem algumas dicas para proteger o sofá no desfralde.

Durante as primeiras semanas do desfralde, a maioria das crianças ainda não conseguem assimilar o tempo todo que precisam ir ao banheiro, já que acabam se distraindo com a TV ou a brincadeira e esquecem de pedir para ir fazer xixi ou coco. Com isso, acabam molhando cadeirinhas de carro, sofá, cama e outros estofados.

A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem ajudar a proteger o sofá do desfralde. Confira a seguir!

Como proteger o sofá no Desfralde

Capas impermeáveis

A primeira dica para evitar que o sofá molhe ou suje é colocar uma capa impermeável, que também pode ser colocada nos colchões para as sonecas da tarde. Com isso, apesar do pequeno ficar molhado, o estofado continuará seco sem necessidade de higienização para tirar o cheiro de urina.

durante o desfralde é comum que acidentes aconteçam e vaze xixi no sofá ou no chão

Vale lembrar que você deve proteger os estofados de ficarem molhados e não a criança, já que a intenção é ue sempre que ela fizer xixi nas calças sem querer, sinta-se desconfortável por estar molhada, o que estimulará o pequeno e fazer suas necessidades no penico ou vaso sanitário.

Tapete sanitário de PET

Outra dica que pode ajudar a manter seu sofá sempre limpo são os tapetes sanitários de PETs, uma opção mais em conta se comparada às capas impermeáveis. Para usar os tapetinhos, você pode colocá-los no sofá onde o pequeno fica sentado e cobrir com um pano velho ou lençol.

Quando o xixi vazar, o tapete sanitário evita que ele passe para o estofado, e você poderá trocá-lo por um novo sem necessidade de higienizar, já que é descartável, diferente da capa impermeável que deve ser lavada sempre que o xixi vazar.

Plásticos

Sacos plásticos ou outros plásticos maiores são outra opção para ajudar a forrar o sofá e protegê-lo do desfralde. Porém, essa opção pode ser mais desconfortável, especialmente porque faz barulho e pode acabar escorregando, já que é feito de um material liso, o que fará com que saia do lugar e acabe sujando o sofá.

No entanto, essa é uma boa opção para forrar o carpete de casa, especialmente da sala se for o caso, já que plásticos maiores podem ser prendidos embaixo do sofá para que não deslizem e evita ter que higienizar o carpete para tirar o odor e umidade.

Dicas para o desfralde

Escolha o momento certo

Não é apenas seu filho que deve estar pronto para o desfralde, mas você também precisa estar preparada para passar por todo o processo.

Isso porque durante o desfralde é normal que seu filho faça xixi e coco no sofá, no chão ou no carro em algum momento, além de ser necessário muita paciência para ensiná-lo usar o banheiro.

Nunca inicie o processo de desfralde porque uma amiga te indicou, ou porque os avós da criança disseram que ele está grande para usar fraldas. Pense especialmente no bem-estar do bebê e escolha o momento certo para vocês dois.