Bebê de 2 meses ficando em pé.

Pode colocar o bebê em pé com 2 meses? Entenda os cuidados necessários!

Que cada bebê possui um tempo diferente para se desenvolver, isso grande parte das mamães já sabem, não é? A grande dúvida, porém, é se podemos estimular o desenvolvimento do bebê e ajudá-lo a se desenvolver sem prejudicar sua saúde. Muitas mães, por exemplo, têm dúvidas se podem colocar o bebê em pé com 2 meses ou se podem estimular o pequeno a ficar em pé antes da hora.

De modo geral, existe um parâmetro para o desenvolvimento dos bebês que variam para mais ou para menos de acordo com cada indivíduo específico. Isso não significa, por exemplo, que não possa haver exceções: algumas crianças podem dar seu primeiro passo muito antes ou muito depois da média, o que pode ser normal e não significar que seu bebê tem algum atraso.

Para tirar suas dúvidas sobre colocar o bebê em pé e os riscos de fazer isso muito cedo, separamos um post falando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

Com quantos meses o bebê fica em pé?

Normalmente, a maioria dos bebês começa a firmar as perninhas e ficar em pé quando apoiados pelos pais por volta dos 4 meses, mas alguns bebês podem ficar mais firmes antes dessa idade.

os bebês começam a firmar as pernas com 4 meses, mas só ficam de pé apoiados nos móveis a partir dos 8 meses
Os bebês começam a firmar as pernas com 4 meses, mas só ficam de pé apoiados nos móveis a partir dos 8 meses.

Antes disso, algumas crianças podem ter dificuldade de sustentar o peso para ficar com a perna mais reta e rígida, especialmente porque a musculatura ainda é muito nova para ficar em pé, até mesmo com apoio.

É só por volta dos 8 meses quando a criança consegue se sustentar se apoiando em móveis e até mesmo segurando na mão de algum adulto para ajudá-lo a ficar em pé.

Leia também: 10 Sinais de que um bebê vai andar logo

Pode colocar o bebê em pé com 2 meses?

De modo geral, os bebês não ficam em pé com essa idade, especialmente porque a musculatura ainda não está pronta. Em situações raríssimas, porém, alguns bebês podem tentar ficar de pé sozinhos e até gostam dessa posição, normalmente quando estão no colo.

Isso acontece porque algumas crianças têm o desenvolvimento motor mais avançado do que outros, e gostam de ficar de pé quando os adultos os seguram com as mãos por baixo das axilas.

bebês menores podem ficar em pé no colo, ou colchão caso seja um estímulo natural
Bebês menores podem ficar em pé no colo, ou colchão caso seja um estímulo natural

Caso seu bebê goste dessa posição, não tem problema deixá-lo de pé esticando as perninhas por poucos minutos, desde que você não o force e a vontade venha da própria criança. Afinal, nem todos os bebês possuem esse desenvolvimento nessa etapa, e estimulá-lo a ficar em pé com 2 meses pode lesionar as articulações e até os ossinhos do pequeno.

Quando posso começar a estimular meu filho a ficar em pé?

Você pode estimular seu filho a ficar em pé a partir dos 8 meses, especialmente se ele já mostra interesse em mudar de posições ou se gosta de subir nas coisas e escalar móveis como o sofá, por exemplo.

Porém, vale lembrar que você nunca deve forçar o pequeno a ficar em nenhuma posição ou a desenvolver uma nova habilidade: se quando você coloca a criança em pé as perninhas não ficam firmes e ele não demonstra interesse em ficar nessa posição, pode ser necessário esperar mais algumas semanas para estimular a criança a ficar em pé.

Você ainda pode gerar estímulos que o façam se desenvolver de forma natural, como, por exemplo, colocar brinquedos que ele gosta em cima do sofá para que ele fique de pé e alcance o objeto.

Para complementar essas informações, recomendamos que veja a opinião da Carolina Reinecke, Fisioterapeuta Neuropediátrica:

Pode colocar o bebê em pé com 2 meses no colo?

O mais natural é que bebês recém nascidos e com 1 mês de vida ainda ficam deitados quando estão no colo.

No entanto, algumas crianças conseguem ficar com a coluna mais ereta e firmam o pescoço aos 2 meses de idade, e desde que você segure as costas do pequeno com uma das mãos para dar estabilidade e evitar pequenas lesões, não há problema algum em segurá-lo nessa posição.

Você também pode colocá-lo em pé em seu colo com a cabeça apoiada no peito, sendo uma posição bastante confortável para bebês menores.

Lembre-se de sempre apoiar a coluna do bebê, mesmo que ele já tenha mais de 6 meses.