Quais são as etapas da educação infantil e o que se aprende em cada uma delas?
As etapas da educação infantil abrangem desde os bebês até as crianças de 5 anos de idade, e em cada uma delas o objetivo principal é auxiliar nas habilidades dos pequenos, incluindo suas habilidades cognitivas e desenvolvimento pedagógico. Mas você conhece quais são as etapas da educação infantil?
Um dos enganos mais comuns de pais que estão decidindo onde matricular seus filhos é acreditar que a educação infantil é voltada apenas para a recreação das crianças. Porém, existe um vasto material didático aplicado na educação de bebês e crianças, incluindo matemática, ciências, biologia e português, tudo isso na linguagem que eles compreendam e possam aprender.
Para que você entenda mais sobre cada etapa e o que é ensinado, separamos um post completo sobre esse assunto. Veja a seguir!
Quais são as etapas da educação infantil?
A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes:
- Berçário – menores de 2 anos
- Maternal I – 2 anos
- Maternal II – 3 anos
- Jardim I – 4 anos
- Jardim II – 5 anos
Berçário
Apesar de existir uma diferença entre creche e berçário, em nenhum desses lugares o bebê apenas come e dorme. No entanto, na creche o ensino é mais voltado para a recreação, enquanto no berçário a criança tende a aprender mais coisas, especialmente voltada para a área sensorial com a introdução de novos alimentos.

No âmbito escolar, os pequenos menores de 2 anos aprendem a se relacionar com colegas e terceiros que não são familiares, além de construir relações afetivas com os outros bebês que estudam com ele. No aprendizado, ele desenvolve habilidades cognitivas e tende a aumentar as palavras que conhece, além de brincar, fantasiar, interagir, perguntar e experimentar novas possibilidades no dia a dia, seja na alimentação, brincadeiras ou atividades.
Nessa etapa as crianças também aprendem a dividir brinquedos e objetos pessoais, de forma que aprendam a conviver em sociedade com os colegas.
Maternal I
Já no maternal I as crianças estão aptas a aprender mais coisas, já que entendem com mais facilidade o que acontece à sua volta. Nessa fase, a equipe pedagógica irá aplicar atividades que envolvem o desenvolvimento social, físico e psíquico de cada criança, respeitando sua maturidade emocional e capacidade.
Dentro desse universo, são aplicadas atividades que envolvem:
- higiene bucal depois das refeições;
- alimentação sem ajuda;
- aprendizagem sobre as partes do corpo;
- desenhos;
- exercícios de encaixe;
- exercícios de empilhar;
- trabalhos manuais com massa de modelar;
- apresentação das cores;
- coordenação motora livre;
- reprodução de sons;
- atividades sensoriais.
Maternal II
As atividades nessa fase são semelhantes às praticadas no maternal I, mas agora a equipe também cria ambientes que ajudam no desenvolvimento integral de todas as crianças, levando em conta as capacidades de aprendizado de cada uma delas, incluindo atividades que desenvolvem as habilidades cognitivas, éticas, estéticas, afetivas, físicas e interpessoais.
Algumas atividades incluem:
- incentivo da fala;
- monitoramento do desenvolvimento da linguagem;
- prazer em ouvir histórias;
- primeiros conceitos matemáticos;
- amplio do vocabulário por meio de conversas;
- desenvolvimento da capacidade de se comunicar e se expressar;
- estímulo à coordenação motora.
Jardim I
No jardim I, a grade curricular da criança aumenta e ela passa a aprender também sobre biologia e ciências, além da matemática de forma ainda mais profunda em sua linguagem.

As principais atividades incluem:
- desenho livre;
- pintura;
- recorte e colagem;
- linhas e traçados;
- cores;
- formas;
- tamanhos;
- comparação;
- distância;
- números;
- velocidade;
- massa;
- tempo;
- som;
- temperaturas
- letras;
- meios de transporte;
- meios de comunicação;
- identificação dos membros da família;
- profissões;
- corpo humano
- os 5 sentidos;
- natureza;
- atividades com massinha de modelar;
- confecção de brinquedos por meio da sucata.
Jardim II
Nessa etapa a criança pode ser introduzida a uma nova forma de ensino, de um modo que a didática seja mais complexa e as atividades sejam mais elaboradas, visando ensinar-lhe as noções básicas de português e matemática, desenvolvimento social, ciências, biologia e artes.
Nisso, estão envolvidas atividades que incluem:
- formas geométricas;
- higiene do corpo;
- partes do corpo;
- vogais;
- consoantes;
- alfabeto;
- números.
Junto a essas, ainda estão atividades que envolvem brincadeiras, como massinha de modelar e pintura, no qual a criança desenvolve suas habilidades cognitivas enquanto aprende formas, animais e ambientes da natureza.
Também é nessa etapa que as crianças começam a aprender as letras do alfabeto e sons que formam com as vogais, além de aprender mais sobre a leitura. No jardim II as crianças já escrevem o alfabeto e começam a desenvolver habilidades para escrita de palavras.
Nas questões numéricas, as crianças já aprendem quais são os números e a contar de 1 até 10, sabendo identificar quantos objetivos existem no desenho e contas básicas que auxiliam no seu dia a dia.
Os pequenos também desenvolvem as habilidades motoras brincando de empilhar e encaixar e praticam brincadeiras nos parquinhos como escorregar e balançar, que além de serem atividades importantes para o convívio social com os colegas, contribuem para a prática de atividades físicas nessa idade.
Nessa etapa algumas escolas infantis ainda incluem um plano alimentar mais elaborado para apresentar uma gama maior de alimentos para as crianças, e em algumas instituições os pequenos até mesmo podem ajudar a cuidar de hortas e no preparo de alguns pratos, incentivando ainda mais a alimentação saudável.
É no jardim II que as crianças também começam a praticar atividades extracurriculares que envolvem balé, natação, artes marciais e artes cênicas, a fim de desenvolver habilidades secundárias que ajudam em seu desenvolvimento físico, visando a saúde e bem-estar desde pequenos.
Agora que você aprendeu quais são as etapas da educação infantil e o que é ensinado para as crianças em cada uma delas, não deixe de matricular seu filho em uma instituição de ensino infantil para que ele possa desenvolver suas habilidades o quanto antes. Quanto mais cedo ele for inserido aos estudos, mais facilidade ele terá para aprender coisas novas.
Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Escola e Berçário de Educação infantil – Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!