Proposta Pedagógica
Três pilares que constroem
conhecimento de forma múltipla.
Espaço como terceiro educador, documentação pedagógica e repertório da criança:
são estes os três pilares conceituais que norteiam o dia a dia das nossas atividades. São eles que levam a criança a desenvolver habilidades, aprender e a construir sua
relação consigo, com os outros e com o mundo.
Abaixo você conhece mais sobre eles e sobre nossa proposta pedagógica*.
*A proposta pedagógica da AVIVA está alinhada aos objetivos da Base Nacional
Comum Curricular – BNCC do Ministério da Educação.
![Meninos da escola infantil Aviva explorando a natureza](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/meninos-explorando-natureza-na-escola-infantil.jpg)
Escola Sociointeracionista
Abordagens pedagógicas mundialmente reconhecidas.
Na AVIVA, aliamos o melhor da teoria sociointeracionista, de Vygotsky, e da proposta de Reggio Emilia e Emmi Pikler.
A partir delas, desenvolvemos uma abordagem que aposta na interação com o outro, na escuta atenta e no trabalho coletivo – criança, escola e família – como forma de incentivar a criança a desenvolver múltiplas potencialidades.
![Aparatos de cozinha como colheres de pau, formas de alumínio e bandejas em cima de uma mesa com folhas](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/aparatos-de-cozinha.jpg)
Espaço como Ambiente Educador
O meio influencia na construção do conhecimento.
Por isso, todo o ambiente é preparado pensando em três aspectos: ético, estético e poético. As propostas realizadas ficam expostas nas paredes da escola.
Tudo é pensado para despertar, na criança, a curiosidade em descobrir o mundo e a sensação de pertencimento. É o espaço de mãos dadas com o educador.
![Documentação pedagógica necessária para a escola Aviva](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/documentacao-pedagogica-escola-aviva.jpg)
Documentação Pedagógica
Registrando o desenvolvimento da criança.
Para documentar a evolução dos temas propostos em sala e o que a criança construiu a partir deles, usamos narrativas, fotografias, exposições, portfólios em grupo e amostras dessas produções por nossa escola. Quando a criança revê todo o processo de construção, ela tem a oportunidade de revisitar e construir novas aprendizagens. Quando a família aprecia esta produção, compreende a beleza da caminhada rumo ao conhecimento.
![Pernas de crianças que acabaram de brincar de tinta](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/criancas-brincando-de-tinta.jpg)
Repertório da Criança
A criança como ser histórico e social.
Cada criança é única. Por isso, respeitamos sua individualidade, a diversidade de experiências e valores que traz do seu cotidiano familiar.
Por isso, desenvolvemos uma escuta atenta e ativa, que observa atitudes, gestos, movimentos do corpo e sentimentos, que investiga suas necessidades e potencialidades.
![Mãozinha de criança mexendo com rolhas e palitos de sorvete](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/rolhas-e-palitos.jpg)
Cantos de brincar e elementos de largo alcance
Brincar é a parte mais importante da infância.
A criança aprende brincando. Na AVIVA, diversos espaços temáticos são criados para desenvolver autonomia, senso de escolha e para que a criança possa decidir onde brincar. Elementos de largo alcance – como caixas, fitas, botões, retalhos, tintas, etc. – também integram o processo. Eles são propiciados para que a criança descubra de forma natural novas habilidades, aflore a imaginação e a criatividade.
![Uma sala de aula escrito "bem-vindo" em inglês ("welcome")](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/07/sala-de-aula-em-ingles.jpg)
Inglês
Aprender um segundo idioma desenvolve habilidades.
Também é brincando que as crianças ampliam repertório, exercitam a oralidade, mergulham no universo da língua inglesa. Por meio de atividades lúdicas, alinhadas à proposta pedagógica da AVIVA, aprendem o idioma em aulas ministradas integralmente em inglês.
Atividades Extras
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação
com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo.
Atividades Extras
Além dos projetos, nossa proposta pedagógica oferece atividades extras que, por meio de diferentes linguagens e estímulos, contribuem para a criança construir sua relação
com o próprio corpo, com o outro e consigo mesmo.
De forma lúdica, as crianças explorarão o idioma diariamente, ampliando o repertório e a oralidade. Por meio da brincadeira, as crianças consolidarão os aprendizados, contextualizando suas vivências aos projetos pedagógicos da AVIVA.
A prática favorece a concentração, melhora o aprendizado e desenvolve agilidade, velocidade, forca, resistência, equilíbrio e coordenação.
Pela dança, a criança ganha consciência do corpo. A expressão corporal, aliada à emoção e à técnica, desenvolve a sensibilidade, criatividade e musicalidade.
A atividade reforça a autoestima, empatia, memória, consciência corporal e o raciocínio. É oferecida em parceria coma companhia de teatro Laço de Abraço.
De forma lúdica, as crianças explorarão o idioma diariamente, ampliando o repertório e a oralidade. Por meio da brincadeira, as crianças consolidarão os aprendizados, contextualizando suas vivências aos projetos pedagógicos da AVIVA.
A prática favorece a concentração, melhora o aprendizado e desenvolve agilidade, velocidade, forca, resistência, equilíbrio e coordenação.
Pela dança, a criança ganha consciência do corpo. A expressão corporal, aliada à emoção e à técnica, desenvolve a sensibilidade, criatividade e musicalidade.
A atividade reforça a autoestima, empatia, memória, consciência corporal e o raciocínio. É oferecida em parceria coma companhia de teatro Laço de Abraço.
Todas as atividades extras podem ser contratadas pelas famílias da escola.
![logo da escola infantil aviva](https://www.avivaescolainfantil.com.br/wp-content/uploads/2022/06/divisor-borboleta-2-96x96.png)
Confira como acontecem nossos Projetos Pedagógicos.
Na AVIVA, as crianças aprendem por meio de projetos. A sua construção, envolve o professor, a criança, o espaço, as formas e a imaginação.