aluna e professora operando pelo método montessori

Métodos de Educação Infantil: Comparando Montessori, Waldorf e Tradicional

Explorar métodos de educação infantil é fundamental para pais e educadores que buscam proporcionar uma base sólida e enriquecedora para o desenvolvimento das crianças. Por isso, neste post, vamos explorar e comparar os métodos Montessori, Waldorf e Tradicional, com seus contextos, características e benefícios. Saiba mais!

Explorar os métodos de educação infantil é crucial para pais e educadores que buscam estabelecer uma base sólida e enriquecedora para o desenvolvimento das crianças.

Existem diversos, no entanto, os mais utilizados pelo mundo são os métodos tradicional, Montessori e Waldrof. Cada um desses métodos possui características únicas que não apenas influenciam a forma como as crianças aprendem, mas também moldam sua percepção do mundo ao seu redor.

Mas qual é a diferença entre cada um deles e qual o melhor para o seu filho (a)?

Neste post, vamos nos aprofundar nesses métodos de educação infantil, destacando suas principais características, vantagens e considerações finais.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Métodos de educação infantil: Método Montessori

Para iniciar, vamos explorar o método de educação Montessori. O método Montessori recebeu o nome de sua criadora, Maria Montessori, uma médica e pedagoga apaixonada pelo desenvolvimento humano. Seu enfoque era entender como a educação poderia contribuir para a criação das crianças, valorizando a individualidade.

método de ensino montessori alunos na escola
No método Montessori, quando as crianças podem errar, enfrentar desafios e usar coisas diferentes, aprendem sozinhas, fazendo com que elas cresçam mais fortes e independentes.

Ao trabalhar com pessoas com deficiência, Montessori percebeu que a educação tradicional não reconhecia as características únicas de cada criança. Por isso, decidiu desenvolver seu método para apoiar o crescimento infantil sem impor interferências excessivas, destacando  que o aprendizado não deve ser forçado, respeitando o ritmo individual de cada criança.

Inicialmente aplicado na Itália, o método Montessori chegou ao Brasil no ano de 1910. Com ele, chegou também uma proposta de oferecer uma alternativa inovadora que enfatizava a autonomia e o respeito pelo ritmo de aprendizado de cada criança.

Como o método Montessori funciona?

O método Montessori, uma filosofia pedagógica que enaltece a capacidade natural das crianças para conduzir seu próprio desenvolvimento, busca interferir o mínimo possível durante o aprendizado.

aluna e professora método montessori
Apesar de ter sido concebido com ênfase acadêmica, o método Montessori transcende as barreiras da sala de aula, sendo aplicável no cotidiano das crianças.

Nas escolas que adotam essa abordagem, os espaços são cuidadosamente preenchidos com uma variedade de materiais didáticos cativantes, permitindo que os alunos escolham as atividades que mais lhes instigam.

Além disso, na metodologia, o professor desempenha o papel de guia, acompanhando o processo de aprendizagem e intervindo apenas quando necessário – uma abordagem que essencialmente respeita a autonomia da criança, fomentando um ambiente educacional dinâmico.

A ênfase na autonomia, na liberdade de escolha e na criação de um ambiente estimulante contribui para o desenvolvimento integral, transformando o aprendizado em uma jornada envolvente e significativa.

Pilares do método Montessori

É frequentemente aceito que o mundo é predominantemente dos adultos, e as crianças muitas vezes crescem com a noção de que devem simplesmente seguir ordens, sem espaço para expressar seus pensamentos, ideias e alegrias.

crianças aprendendo pelo método montessori
O método Montessori também desenvolve a sensibilidade da criança, promovendo respeito pelo próximo e habilidade para ouvir os outros

Contudo, na abordagem Montessori, a perspectiva é diferente: reconhece-se que as crianças não são apenas receptoras passivas, mas sim construtoras ativas do mundo. Conheça os principais pilares deste método:

1. Adulto preparado

No método Montessori, o profissional encarregado de auxiliar a criança em seu desenvolvimento integral é chamado de guia.

Sua função é proporcionar o ambiente e a assistência necessários para que a criança realize suas atividades de forma autônoma, com intervenções mínimas. Além disso, os guias montessorianos têm o conhecimento das diferentes fases do desenvolvimento infantil e orientam os alunos para garantir as melhores condições de aprendizagem possível.

2. Autoeducação

Montessori diz que crianças aprendem sozinhas, assim como a falar e andar. Em escolas Montessori, ter um lugar legal com crianças de idades diferentes ajuda. Os pequenos aprendem vendo os mais velhos, que aprendem a conviver com todos.

Quando as crianças podem errar, enfrentar desafios e usar coisas diferentes, aprendem sozinhas, fazendo com que elas cresçam mais fortes e independentes.

3. Ambiente adequado

No método Montessori, o ambiente é super importante: ele deve ajudar a criança em tudo, física e emocionalmente, usando materiais legais. Além disso, a criança tem liberdade para fazer coisas sozinha, como beber água, comer, ir ao banheiro e dormir, sem pedir ajuda.

Nas escolas Montessori, tudo é baixinho para as crianças alcançarem, e a organização ajuda a pensar melhor.

4. Equilíbrio

Com o método Montessori, as crianças ficam livres para crescerem felizes e equilibradas num ambiente organizado. Uma criança equilibrada se torna empática, calma, responsável e independente, lidando bem com pessoas e coisas.

5. Educação como ciência

Na escola Montessori, as aulas são como projetos científicos: os professores de uma forma onde todos conseguem aprender juntos. Para isso, o professor usa um método científico, observando, fazendo suposições e criando teorias. Consequentemente, Os alunos descobrem as coisas investigando, pensando e conversando em grupo.

6. Educação como cosmos

No último princípio que mencionamos, ajuda a criança a entender o mundo através de assuntos relacionados, mostrando que tudo está conectado. O professor, por exemplo, pode usar histórias, perguntas e pesquisas para manter a curiosidade viva. Cosmos significa ordem, o contrário de bagunça. Assim, as crianças desenvolvem sua imaginação e entendem seu papel no mundo.

Benefícios do método Montessori

O método Montessori proporciona segurança e promove um maior senso de calma e confiança nas crianças. Confira alguns benefícios a mais da sua aplicação na educação infantil:

  • Ajuda a criança a compreender seus próprios limites;
  • Alivia sentimentos de baixa autoestima e ansiedade;
  • Aprimora a coordenação motora, concentração e senso de ordem;
  • Contribui para a formação de uma imagem mais positiva da criança;
  • Desenvolve a persistência, percepção e observação;
  • Desenvolve a sensibilidade da criança, promovendo respeito pelo próximo e habilidade para ouvir os outros;
  • Estimula a independência;
  • Fomenta a compartilhar ideias, brinquedos, experiências e a viver bem tanto sozinha quanto com os outros.

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Métodos de educação infantil: Waldorf

Agora chegou o momento de abordarmos o modelo Waldorf, um dos métodos de educação infantil mais utilizados e elogiados no mundo inteiro. Concebido por Rudolf Steiner, um filósofo austríaco, o método Waldorf destaca-se como uma abordagem educacional única com enfoque nas expressões artísticas.

aluno aprendendo de forma não tradicional
Steiner desenvolveu a metodologia com a ideia de que a escola e o professor têm o papel de fornecer ferramentas para que o aluno descubra seu potencial e supere os desafios da vida de forma autônoma.

Mas ao contrário das abordagens tradicionais que enfatizam a memorização e testes, o método Waldorf, na verdade, opta por favorecer um ambiente de aprendizado que explora formas artísticas, como teatro e arte. 

O método Waldorf se destaca por sua abordagem educacional autêntica e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos ao estimular a imaginação. Ao integrar espiritualidade e razão de forma inclusiva e criativa, o método também se posiciona como uma alternativa inovadora e eficaz no panorama educacional atual.

Principais características do método Waldorf

A base da metodologia Waldorf, de maneira simples, é trabalhada na Antroposofia, uma doutrina que estuda o ser humano de modo mental, físico e espiritual para encontrar sentido. Assim, o método tem como objetivo o desenvolvimento dos alunos de forma equilibrada e integrada.

crianças aprendendo com fantoches
O método Waldorf, na verdade, opta por favorecer um ambiente de aprendizado que explora formas artísticas, como teatro e arte. 

Considerando isso, Steiner desenvolveu a metodologia com a ideia de que a escola e o professor têm o papel de fornecer ferramentas para que o aluno descubra seu potencial e supere os desafios da vida de forma autônoma.

Conforme já mencionado, o planejamento educacional na Pedagogia Waldorf leva em conta as diferentes fases de desenvolvimento do aluno. Além disso, ele também conta com características fundamentais presentes em todo o processo de ensino. Conheça-os:

1. Educar para o futuro

A Pedagogia Waldorf tem como objetivo formar alunos para o futuro, priorizando o desenvolvimento de habilidades cruciais, como inteligência emocional e pensamento crítico – competências cada vez mais essenciais no ambiente profissional e na convivência social.

2. Formação integral

Além do ensino tradicional, o método Waldorf incorpora atividades físicas, artísticas, musicais e espirituais, baseadas em valores cristãos independentes de uma instituição específica.

3. Integração com a natureza

Na Pedagogia Waldorf, a natureza é sempre parte importante: por isso, ela está presente tanto dentro quanto fora das salas de aula, envolvendo atividades como jardinagem, brincadeiras ao ar livre e o uso de brinquedos feitos de materiais naturais, como madeira e lã.

4. Ritmo de aprendizagem

Na Pedagogia Waldorf, o aprendizado segue um ritmo equilibrado, alternando momentos de concentração e relaxamento, esforço e descanso, atividades intelectuais e práticas – harmonia que representa uma parte importante no gerenciamento do tempo.

5. Trabalho em conjunto com a família

Por fim, na Pedagogia Waldorf, todos trabalham juntos: os pais não só vão a reuniões e eventos, mas também ajudam em atividades educacionais e até na administração da escola, de forma voluntária. A comunicação é fundamental para manter as boas relações.

Ciclos de aprendizagem no método Waldorf

Segundo a filosofia antroposófica, o indivíduo é composto por três elementos: corpo, alma e espírito, associados às capacidades de realizar ações, pensar e experimentar emoções.

crianças aprendendo através de uma peça escolar
O método é personalizado, considerando o ritmo, desafios e habilidades de cada aluno, tornando o aprendizado mais interessante e significativo.

Essas partes despertam em ciclos de sete anos, chamados “setênios”, guiando o currículo Waldorf com abordagens específicas para cada fase.

1. De 0 a 7 anos: maturidade escolar

Durante esse período, a criança concentra suas energias no desenvolvimento físico. Assim, a abordagem educacional Waldorf na infância prioriza o movimento, a experiência corporal, a motricidade e o estímulo à imaginação.

2. De 7 a 14 anos: maturidade sexual

Durante o segundo ciclo de sete anos, o foco está na compreensão psicoemocional da criança, envolvendo suas habilidades mentais e proporcionando ao mesmo tempo uma rica experiência emocional.

3. De 14 a 21 anos: maturidade social

Por fim, nesse momento, emerge o desenvolvimento do pensamento lógico, abstrato e conceitual em cada pessoa, estabelecendo as bases para a formação da personalidade. Nessa fase, ocorre a revelação da individualidade do aluno, que Rudolf Steiner denominou de “constituinte espiritual”.

Benefícios do método Waldorf

Ainda não está convencida (o) que o método oferece benefícios incríveis às crianças ensinadas por ele? Confira então uma lista com as vantagens da abordagem, tida como um dos métodos de educação infantil mais importantes:

  • A abordagem Waldorf é focada na experimentação e individualidade, o que estimula a criatividade dos estudantes;
  • O método é personalizado, considerando o ritmo, desafios e habilidades de cada aluno, tornando o aprendizado mais interessante e significativo;
  • A interação constante com a natureza cria cidadãos conscientes e responsáveis, promovendo o cuidado consigo mesmos, com os outros e com o ambiente;
  • Acompanhados pelo mesmo educador, os estudantes desenvolvem vínculos significativos com os professores e com o grupo, contribuindo para uma experiência educacional mais conectada.

Métodos de educação infantil: Método Tradicional

Por fim, chegou a hora de conhecermos mais – ou relembrarmos – do método tradicional de educação infantil.

No método de ensino tradicional, é adotada uma abordagem vertical, onde basicamente o professor assume o papel de controlador do ambiente de aprendizagem. É ele quem detém todo o conhecimento que será repassado aos alunos, que orienta, decide sobre o conteúdo do currículo e busca resultados específicos.

Essa metodologia enxerga os alunos como tendo “lacunas de conhecimento” que devem ser preenchidas pelo professor. De maneira resumida, a ideia é que é o educador quem impulsiona o processo de aprendizado.

Características do método tradicional

No método de ensino tradicional, o foco principal está no papel do educador, e a sala de aula muitas vezes se torna um ambiente competitivo entre os alunos: atividades como a entrega de lições, por exemplo, podem ser consideradas mais importantes do que a real compreensão do conteúdo.

menina fazendo a lição de casa
O método de pedagogia tradicional contribui para a construção de uma educação e comunidade fundamentadas em princípios democráticos, culturais e igualitários

Dentro desse método, os alunos que conseguem dominar as entregas por meio de exercícios e avaliações, utilizando uma abordagem mecânica de aprendizado, geralmente alcançam os melhores resultados.

Esse modelo é adotado por diversas escolas, pois é muito eficaz na preparação para exames importantes, como o ENEM, Fuvest e vestibulares militares, proporcionando experiências que tornam a obtenção da aprovação mais acessível.

Essencialmente, o método consiste em um modelo concentrado nos pilares:

  • Abordagem centrada no professor nas salas de aula;
  • Distribuição de conhecimento pelos professores em vez de facilitação;
  • Escassez de colaboração e aprendizado em grupo;
  • Maior ênfase em exames e resultados, em detrimento da compreensão de conceitos.

Por que a pedagogia tradicional é tão importante?

A Pedagogia tradicional desempenha um papel crucial nas escolas atuais, sendo essencial para o processo de aprendizagem. Por meio dela, os estudantes têm a oportunidade de progredir e explorar diferentes áreas do conhecimento, construindo suas próprias conquistas.

crianças fazendo a tarefa escolar
Esse modelo é adotado por diversas escolas, pois é muito eficaz na preparação para exames importantes, como o ENEM, Fuvest e vestibulares militares, proporcionando experiências que tornam a obtenção da aprovação mais acessível.

Além disso, essa abordagem também transmite valores morais e sociais presentes na sociedade, estabelecendo uma conexão entre o aluno e a comunidade. Assim, a escola assume não apenas o papel de ensino, mas também a responsabilidade pelos direitos de cidadania e pela formação da personalidade dos alunos.

A Pedagogia tradicional, sendo o método predominante em escolas públicas e privadas, exerce uma influência positiva na transformação da sociedade.

Ela contribui para a construção de uma educação e comunidade fundamentadas em princípios democráticos, culturais e igualitários. Isso destaca a grande responsabilidade que ela carrega.

Escola e Berçário na Chácara Klabin

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA está presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidando e estimulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, e um programa bilíngue completo.

Venha conhecer a Unidade Chácara klabin da AVIVA, na Rua Garapeba, 25; e veja o ambiente que criamos especialmente para o seu filho explorar e aprender com amor e segurança.

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