o valor das escolas variam de acordo com o ensino e estrutura da instituição

Quais são as séries da educação infantil e quais são os aprendizados em cada uma delas?

A educação infantil é o primeiro contato que as crianças têm com o ensino e com a escola. Isso porque é durante a primeira infância que eles passam a  desenvolver habilidades que auxiliarão nas próximas etapas da educação por meio do ensino proposto pela equipe pedagógica. Mas você sabe quais são as séries da educação infantil?

Uma dúvida comum entre os pais é descobrir quais são as séries que fazem parte da educação infantil. O jardim I e II, por exemplo, faz parte da educação da primeira infância ou já é considerado ensino fundamental?

Para tirar suas dúvidas sobre esse assunto, separamos um post completo explicando mais sobre as séries da educação infantil. Confira logo a seguir!

Quais são as séries da educação infantil?

A educação infantil abrange crianças entre 0 e 5 anos de idade, e visa ensinar e auxiliar no desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo de cada indivíduo. Para isso, a educação infantil divide-se em grupos, etapas e séries, a fim de conseguir dividir as atividades que serão propostas para cada faixa etária de acordo com seu desenvolvimento e capacidade.

a educação infantil abrange crianças de 0 a 5 anos
a educação infantil abrange crianças de 0 a 5 anos

Hoje, a educação infantil é dividida em 5 séries:

  • berçário
  • maternal I
  • maternal II
  • jardim I
  • jardim II

Berçário

No berçário, são matriculadas crianças entre 0 e 2 anos de idade, e embora o ensino seja relativamente restrito em questões de ensino escolar, os bebês se desenvolvem muito nessa etapa. É no berçário que muitos aprendem a andar, falar e se alimentar, já que muitos passam pela introdução alimentar dentro das escolas.

Nessa etapa, a equipe pedagógica trabalha a linguagem dos pequenos, movimentos, sentidos e coordenação motora e cognitiva. 

É também no berçário que os pequenos começam a aprender a conviver em sociedade e a compartilhar objetos e brinquedos, além de compreender mais sobre emoções e empatia com os colegas.

Maternal I

As crianças no maternal I têm entre 2 e 3 anos de idade, e o objetivo da equipe pedagógica é fazer com que elas se desenvolvam psicologicamente, socialmente e fisicamente, respeitando sua maturidade intelectual e emocional, além de estimular o raciocínio por meio de atividades recreativas.

É aqui que as crianças começam a aprender a se alimentar sozinhas e desenvolvem habilidades com brincadeiras com blocos de montar e massinha de modelar.

Os pequenos dessa idade também aprendem mais sobre as cores e higiene pessoal, e em muitos casos, até são desfraldados nessa etapa.

Leia mais sobre o desfralde clicando aqui!

As atividades dessa série são desenvolvidas por meio de jogos, músicas e histórias e as crianças praticam o recorte, colagem e traçados de linhas para desenvolver sua coordenação motora fina.

Atividades com instrumentos sonoros como sons produzidos pela boca, batidas de pés e palmas também são importantes para o desenvolvimento dos pequenos dessa idade, que também aprendem sobre a  sustentabilidade por meio da confecção de artesanato com sucata.

Maternal II

No maternal II, as crianças já têm entre 3 e 4 anos, e já podem aprender a cantar e jogar alguns jogos de acordo com suas idades enquanto aprendem sobre formas geométricas, cores, alto e baixo, comprido e curto, fino e grosso e grande e pequeno.

Além disso, também são estimuladas a atividades físicas como brincar de pega pega, jogar bola, balançar e escorregar, e em algumas escolas também brincam na terra com baldes e pás, a fim de estimular o lado sensorial da criança.

Jardim I

No jardim I, o foco dos professores é o raciocínio lógico e os conceitos de parte, inteiro, igual, diferente, pequeno, grande, cores e formas. É também nessa fase que os pequenos aprendem mais sobre os conceitos numéricos e medidas diferentes em relação ao tempo e objetos, já que as crianças do jardim I tem entre 4 e 5 anos de idade.

é no jardim 1 que a criança passa a desenvolver ainda mais a coordenação motora fina
é no jardim 1 que a criança passa a desenvolver ainda mais a coordenação motora fina

As atividades propostas para os alunos dessa série ajudam a identificar, nomear e reconhecer os membros da família, além de identificar meios de transporte do país, meios de comunicação e profissões.

Os cinco sentidos passam a ser aguçados a partir dessa etapa, na qual a equipe pedagógica desenvolve atividades que estimulam e desenvolvem audição, visão, paladar, olfato e tato, além de ser ensinado mais sobre o corpo humano e suas partes como braços, pernas, mãos e pés, e sobre higiene pessoal, como escovar os dentes depois de se alimentar e lavar as mãos antes da refeição e depois de usar o banheiro.

Jardim II

O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental.

No Jardim II, os alunos aprendem o alfabeto, encontros vocálicos e se envolvem mais com a leitura e escrita. Junto, ampliam suas coordenações motoras e desenvolvem ainda mais a linguagem e comunicação entre os alunos.

Em questões de matemática básica, podem aprender a operações simples de soma e subtração, além de contar de 1 até 10 e a reconhecer os números, diferenciando-os das letras.

Agora que você viu quais são as séries da educação infantil, não deixe de matricular seu pequeno na escola para que ele possa aprender cada vez mais e usar toda a sua capacidade motora e cognitiva para se desenvolver. Apesar de aprender bastante em casa, as crianças precisam desenvolver habilidades sociais e emocionais que aprendem quando convivem com os colegas, que também são importantes para a educação como um todo.

Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!

Stories