técnica cuidando de um boneco simulando um engasgo

Manobra de desengasgo do bebê e crianças maiores

Se você é pai, mãe ou cuidador, certamente já enfrentou momentos de tensão ao perceber que um bebê ou criança estava engasgando. Situações como essas podem ser assustadoras, mas é essencial estar preparado para agir de maneira rápida e eficaz. Aqui, vamos te explicar como funciona a Manobra de Heimlich, uma manobra de desengasgo do bebê e crianças maiores. Saiba mais.

Ter noções completas das técnicas de primeiros socorros para bebês e crianças é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficazes de se preparar para imprevistos assustadores. Afinal de contas, qualquer descuido com esses seres frágeis e curiosos pode resultar em incidentes – infelizmente.

Presenciar um bebê ou criança engasgada é, sem dúvida, uma das situações mais temidas pelos pais. Na pior das hipóteses, isso representa um grave risco à vida da criança porque o engasgo pode causar a obstrução do fluxo de ar para os pulmões.

Visando auxiliar pais e outros cuidadores, a Aviva elaborou um conteúdo exclusivo com orientações detalhadas sobre como agir diante de situações de engasgo em bebês e crianças.

Quer saber mais? Continue a leitura!

ATENÇÃO!

Ao deparar-se com um caso de engasgo, considerando ser uma situação de emergência, é imperativo acionar imediatamente o serviço de emergência ou encaminhar a criança ao médico mais próximo para evitar complicações adicionais.

Como saber se o bebê ou criança está engasgado?

Embora a situação de um bebê ou criança engasgando seja extremamente preocupante, é essencial estar preparado para realizar os primeiros socorros.

manobra de engasgo em criança boneca
A Manobra de Heimlich é um procedimento empregado em situações de engasgamento para remover alimentos ou objetos que possam estar obstruindo a respiração de pessoas de todas as idades.

Esse incidente pode ocorrer por diversas razões, como engasgar durante a amamentação, após vômitos ou quando um objeto é aspirado nas vias aéreas do bebê – algo comum em crianças dessa faixa etária.

Independentemente da causa, os procedimentos são os mesmos e envolvem identificar o engasgo, entrar em contato com os serviços de emergência e, em seguida, realizar as manobras para desengasgar o bebê.

Leia também: Quais são as fases da escovação infantil e quais cuidados tomar em cada uma delas?

O que é a Manobra de Heimlich?

A Manobra de Heimlich é um procedimento empregado em situações de engasgamento para remover alimentos ou objetos que possam estar obstruindo a respiração, potencialmente salvando a vida da pessoa.

técnica cuidando de um boneco simulando um engasgo

Essa manobra envolve o uso das mãos para aplicar pressão no diafragma da pessoa engasgada, induzindo uma tosse forçada e expulsando o objeto da via respiratória.

Desenvolvida pelo médico norte-americano Henry Heimlich em 1974, a técnica pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que as orientações sejam seguidas corretamente.

Leia também: Como a escola infantil pode auxiliar na introdução alimentar do bebê?

Manobra de desengasgo do bebê e crianças maiores

Chegou o momento de entender como funciona a manobra de desengasgo de bebês e crianças menores, seguindo as orientações da Manobra de Heimlich. Confira:

Manobra de desengasgo de bebês

Ver um bebê engasgando é um cenário horroroso. Porém, seguindo algumas simples orientações, você será capaz de desengasgá-lo e dar fim a este pesadelo. Confira o que fazer nesse caso:

1. Identifique sinais como cianose, ausência de respiração ou dificuldade respiratória, muitas vezes evidenciada por lábios roxos, no bebê;
  2. Coloque o bebê sobre a perna, virar a cabeça para baixo, segurar a boca meio aberta e realizar cinco compressões firmes nas costas para expulsar o corpo estranho;
  3. Execute batidas vigorosas para garantir a remoção eficaz do objeto ou alimento. Também não hesite em aplicar força, pois a mão de baixo protege a frente do corpo da criança;
  4. Com um dedo, abra a boca da criança. Em seguida, proteja o tórax e vire a criança para verificar se persistem dificuldades respiratórias;
  5. Se a respiração ainda é difícil, realize cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e pressione o tórax da criança cinco vezes por cinco segundos;
  6. Se não houver melhora, dificuldades respiratórias persistirem e a boca continuar roxa, repita a manobra virando a criança para baixo, abrindo a boca e executando novamente o procedimento.

Manobra de desengasgo de crianças com mais de um ano de idade

Agora chegou o que fazer quando a criança engasgada tem um pouco acima de um ano de idade; veja as orientações:

1. Viramos a criança para verificar se ela já eliminou o corpo estranho. Caso contrário, realizamos cinco compressões com os dois dedos na região entre os mamilos;
  2. Se a criança não está se recuperando, mantendo a coloração roxa na boca e ainda enfrentando dificuldades para respirar, é possível repetir a mesma manobra com as compressões mais duas vezes.

Manobra de desengasgo de crianças maiores

Apresentamos acima a manobra de desengasgo para bebês. Agora, chegou a hora de entender o que pode ser feito em uma situação parecida com crianças maiores. Confira o passo a passo completo e simplificado:

1. Quando estiver lidando com uma criança maior, procure se ajoelhar atrás dela e abrace-a por trás. Aqui, o mais importante será apoiá-la contra o seu tronco;
  2. Observe também a região entre o umbigo e região de baixo do tórax da criança;
  3. Por fim, posicione a mão acima do umbigo e gire o polegar contra o tórax, realizando movimentos para baixo e para cima, semelhantes à forma da letra J. O propósito aqui é exercer pressão no diafragma para auxiliar a criança na eliminação do corpo estranho.