escola de educação infantil

Como deve ser a escola de educação infantil? Quais são os requisitos?

A educação infantil abrange desde a educação dos princípios básicos da aprendizagem, até questões sociais, além de visar também as brincadeiras e lazer da criança. Pensando nisso, uma escola de educação infantil deve oferecer uma estrutura completa para que todos esses requisitos sejam cumpridos.

Dentro de uma escola que ensina crianças a partir de 4 meses de idade, além da educação, é necessário visar o desenvolvimento da criança incluindo também sua alimentação, rotina e higiene. Afinal, a maioria delas fará a maioria das refeições no âmbito escolar, especialmente se ficarem na escola por período integral.

Porém, a escola ainda deve pensar nos ensinos aplicados às crianças maiores, que já estão aptas a aprender o alfabeto e as contas básicas de matemática.

veja no artigo abaixo como deve ser uma escola de educação infantil

Pensando em lhe auxiliar a entender mais sobre as escolas infantis, separamos um post abordando toda a estrutura que elas precisam ter para atender as necessidades dos pequenos. Confira logo abaixo!

Como deve ser a escola de educação infantil?

Espaços flexíveis

O primeiro ponto de uma escola infantil que faz bastante diferença na hora do aprendizado da criança é o espaço: o local deve ter ambientes flexíveis para desempenhar todas as atividades do dia a dia. Os banheiros devem comportar os pedagogos e as crianças, as salas precisam ter um espaço de circulação entre as mesas, os quartos para soneca precisam ter uma quantidade considerável de colchões ou camas e o refeitório deve conseguir abrigar todos os alunos.

O objetivo da escola de educação infantil é oferecer ambientes nos quais os alunos tenham condições de explorar os espaços intencionalmente.

No refeitório, por exemplo, a escola deve disponibilizar cadeiras de alimentação para bebês que estão começando a se alimentar agora, além de mesas e cadeiras infantis para as crianças maiores que já se alimentam sozinhas.

As salas devem ter o quadro para as atividades e as cadeiras e mesas para que as crianças possam desempenhar as atividades em grupo, além de salas especiais para eventos pequenos ou grandes, como uma sala para assistir filmes em ocasiões especiais, por exemplo.

A partir da definição dos espaços, a escola saberá a quantidade máxima de crianças que cada sala comporta, que de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, deve ser estabelecida por cada estado e município.

Áreas recreativas

Algumas atividades precisam ser desempenhadas em ambientes próprios, como é o caso dos playgrounds com balanços, escorregadores e escalada, por exemplo, sala para leitura e histórias, sala de jogos, horta para cultivo de alimentos orgânicos etc.

No caso dos bebês que estão aprendendo a andar, as escolas ainda precisam oferecer ambientes livres de degraus para que eles possam se desenvolver e aprender a dar os primeiros passos em segurança, além de uma sala para brincar com objetos como mordedores e chocalhos, por exemplo.

Dependendo das atividades extracurriculares que a escola oferece, também é essencial que ela tenha salas específicas e espaço para cada uma delas, como no caso da natação e balé, que são duas atividades que precisam de uma estrutura própria para que sejam desempenhadas.

Ventilação

As salas de aula devem ser claras e bem ventiladas, assim como as salas de leitura e de atividades para bebês menores. Isso garante um ambiente mais arejado e claro que contribui para o desenvolvimento das atividades da melhor forma possível.

Algumas atividades ainda podem ser feitas ao ar livre sem necessidade de uma sala específica, podendo ser desempenhadas no pátio, por exemplo.

Banheiros

Muitas crianças tomam banho na escola e são ensinadas a sair das fraldas nesse ambiente também. Isso quer dizer que os banheiros devem ser adaptados a necessidades dos pequenos, indo desde banheiras para o banho, até penicos e redutores de vasos sanitários para a hora do xixi.

os banheiros devem ser adequados para atender às necessidades dos bebês e crianças

Banheiros sem adaptação podem tornar o processo mais difícil, e especialmente, fazer com que a criança regrida na hora de fazer suas necessidades fora das fraldas.