Etapas da educação Infantil
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Quais são as etapas da educação infantil e o que se aprende em cada uma delas?

As etapas da educação infantil abrangem desde os bebês até as crianças de 5 anos de idade, e em cada uma delas o objetivo principal é auxiliar nas habilidades dos pequenos, incluindo suas habilidades cognitivas e desenvolvimento pedagógico. Mas você conhece quais são as etapas da educação infantil?

Um dos enganos mais comuns de pais que estão decidindo onde matricular seus filhos é acreditar que a educação infantil é voltada apenas para a recreação das crianças. Porém, existe um vasto material didático aplicado na educação de bebês e crianças, incluindo matemática, ciências, biologia e português, tudo isso na linguagem que eles compreendam e possam aprender.

Para ajudá-lo(a) a compreender melhor cada etapa da educação infantil e o conteúdo ensinado, preparamos este post completo. Nele, exploramos essas fases essenciais na vida e no desenvolvimento das crianças.

A importância da educação infantil

A Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, marcando sua primeira experiência fora do ambiente familiar e introduzindo-as a desafios e novidades. Essa etapa promove o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo através de métodos de aprendizado lúdicos, como jogos e atividades divertidas, essenciais para o crescimento independente e o sucesso futuro.

Fases da educação infantil.

A partir dos quatro anos, a educação se torna obrigatória, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), enfatizando a importância de um início educacional precoce. Estimular o protagonismo, a curiosidade e a criatividade desde cedo prepara crianças para se tornarem adultos resilientes e inovadores, fazendo da Educação Infantil o alicerce para um futuro promissor.

Quais são as etapas da educação infantil?

A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes: 

  • Berçário (menores de 2 anos);
  • Maternal (1 a 2 anos);
  • Maternal (2 a 3 anos);
  • Jardim I (3 a 4 anos);
  • Jardim II (4 a 5 anos).

Berçário

Apesar de existir uma diferença entre creche e berçário, em nenhum desses lugares o bebê apenas come e dorme. No entanto, na creche o ensino é mais voltado para a recreação, enquanto no berçário a criança tende a aprender mais coisas, especialmente voltada para a área sensorial com a introdução de novos alimentos.

no berçário os bebês brincam e se desenvolvem enquanto aprendem a falar e andar
no berçário os bebês brincam e se desenvolvem enquanto aprendem a falar e andar

No âmbito escolar, os pequenos menores de 2 anos aprendem a se relacionar com colegas e terceiros que não são familiares, além de construir relações afetivas com os outros bebês que estudam com ele. No aprendizado, ele desenvolve habilidades cognitivas e tende a aumentar as palavras que conhece, além de brincar, fantasiar, interagir, perguntar e experimentar novas possibilidades no dia a dia, seja na alimentação, brincadeiras ou atividades.

Nessa etapa as crianças também aprendem a dividir brinquedos e objetos pessoais, de forma que aprendam a conviver em sociedade com os colegas.

Maternal I

Já no maternal I as crianças estão aptas a aprender mais coisas, já que entendem com mais facilidade o que acontece à sua volta. Nessa fase, a equipe pedagógica irá aplicar atividades que envolvem o desenvolvimento social, físico e psíquico de cada criança, respeitando sua maturidade emocional e capacidade.

Dentro desse universo, são aplicadas atividades que envolvem:

  • higiene bucal depois das refeições;
  • alimentação sem ajuda;
  • aprendizagem sobre as partes do corpo;
  • desenhos;
  • exercícios de encaixe;
  • exercícios de empilhar;
  • trabalhos manuais com massa de modelar;
  • apresentação das cores;
  • coordenação motora livre;
  • reprodução de sons;
  • atividades sensoriais.

Maternal II

As atividades nessa fase são semelhantes às praticadas no maternal I, mas agora a equipe também cria ambientes que ajudam no desenvolvimento integral de todas as crianças, levando em conta as capacidades de aprendizado de cada uma delas, incluindo atividades que desenvolvem as habilidades cognitivas, éticas, estéticas, afetivas, físicas e interpessoais.

Algumas atividades do maternal II incluem:

  • incentivo da fala;
  • monitoramento do desenvolvimento da linguagem;
  • prazer em ouvir histórias;
  • primeiros conceitos matemáticos;
  • amplio do vocabulário por meio de conversas;
  • desenvolvimento da capacidade de se comunicar e se expressar;
  • estímulo à coordenação motora.

Jardim I

No jardim I, a grade curricular da criança aumenta e ela passa a aprender também sobre biologia e ciências, além da matemática de forma ainda mais profunda em sua linguagem.

Durante este período, os pequenos expandem sua compreensão da linguagem e começam a explorar os conceitos básicos de matemática. Paralelamente, suas capacidades artísticas são significativamente enriquecidas por meio de atividades como pintura, desenho, uso de diferentes cores, recortes e colagens.

para desenvolver a coordenação motora fina os pequenos aprendem a pintar e desenhar
para desenvolver a coordenação motora fina os pequenos aprendem a pintar e desenhar

As principais atividades do Jardim I incluem:

  • desenho livre;
  • pintura;
  • recorte e colagem;
  • linhas e traçados;
  • cores;
  • formas;
  • tamanhos;
  • comparação;
  • distância;
  • números;
  • velocidade;
  • massa;
  • tempo;
  • som;
  • temperaturas
  • letras;
  • meios de transporte;
  • meios de comunicação;
  • identificação dos membros da família;
  • profissões;
  • corpo humano
  • os 5 sentidos;
  • natureza;
  • atividades com massinha de modelar;
  • confecção de brinquedos por meio da sucata.

Jardim II

Nessa etapa a criança pode ser introduzida a uma nova forma de ensino, de um modo que a didática seja mais complexa e as atividades sejam mais elaboradas, visando ensinar-lhe as noções básicas de português e matemática, desenvolvimento social, ciências, biologia e artes.

No Jardim II trabalham habilidades como:

  • formas geométricas;
  • higiene do corpo;
  • partes do corpo;
  • vogais;
  • consoantes;
  • alfabeto;
  • números.

Junto a essas, ainda estão atividades que envolvem brincadeiras, como massinha de modelar e pintura, no qual a criança desenvolve suas habilidades cognitivas enquanto aprende formas, animais e ambientes da natureza.

Também é nessa etapa que as crianças começam a aprender as letras do alfabeto e sons que formam com as vogais, além de aprender mais sobre a leitura. No jardim II as crianças já escrevem o alfabeto e começam a desenvolver habilidades para escrita de palavras.

Nas questões numéricas, as crianças já aprendem quais são os números e a contar de 1 até 10, sabendo identificar quantos objetivos existem no desenho e contas básicas que auxiliam no seu dia a dia.

Os pequenos também desenvolvem as habilidades motoras brincando de empilhar e encaixar e praticam brincadeiras nos parquinhos como escorregar e balançar, que além de serem atividades importantes para o convívio social com os colegas, contribuem para a prática de atividades físicas nessa idade.

Criança aprendendo a escrever.

Nessa etapa algumas escolas infantis ainda incluem um plano alimentar mais elaborado para apresentar uma gama maior de alimentos para as crianças, e em algumas instituições os pequenos até mesmo podem ajudar a cuidar de hortas e no preparo de alguns pratos, incentivando ainda mais a alimentação saudável.

É no jardim II que as crianças também começam a praticar atividades extracurriculares que envolvem balé, natação, artes marciais e artes cênicas, a fim de desenvolver habilidades secundárias que ajudam em seu desenvolvimento físico, visando a saúde e bem-estar desde pequenos.

Agora que você aprendeu quais são as etapas da educação infantil e o que é ensinado para as crianças em cada uma delas, não deixe de matricular seu filho em uma instituição de ensino infantil para que ele possa desenvolver suas habilidades quanto antes. Quanto mais cedo ele for inserido aos estudos, mais facilidade ele terá para aprender coisas novas.

Como saber se meu filho(a) está se desenvolvendo bem em cada fase?

Acompanhar o desenvolvimento do seu filho em cada etapa escolar é essencial para assegurar que ele está crescendo e aprendendo de maneira saudável. Abaixo, segue um guia prático para ajudá-lo a entender o desenvolvimento do seu filho nas diferentes fases escolares infantis:

Berçário (menores de 2 anos)

Desenvolvimento emocional e social: Busque sinais de reconhecimento, como sorrisos ao ver pessoas familiares, e a capacidade de expressar desconforto ou satisfação. Nesta fase, o bebê começa a desenvolver laços emocionais.

Desenvolvimento físico: Observe o controle de cabeça, a capacidade de rolar, sentar-se com apoio e, eventualmente, tentativas de engatinhar.

Desenvolvimento cognitivo: Preste atenção à curiosidade do bebê pelo ambiente, como alcançar objetos, brincar com eles e explorar diferentes texturas.

Maternal (1 a 2 anos)

Desenvolvimento emocional e social: A independência começa a surgir. A criança pode mostrar preferências claras por brinquedos ou pessoas e começar a brincar ao lado de outras crianças, mas ainda não com elas (paralelo).

Desenvolvimento físico: Andar, correr e subir são marcos importantes. A coordenação motora fina também se desenvolve, permitindo que a criança segure pequenos objetos e comece a usar colheres.

Desenvolvimento cognitivo: A capacidade de entender ordens simples e identificar objetos e pessoas familiares indica progresso. A linguagem começa a se desenvolver rapidamente, com a criança adquirindo novas palavras.

Maternal (2 a 3 anos)

Desenvolvimento emocional e social: Nesta fase, a criança começa a brincar de forma mais cooperativa com outras crianças e pode começar a expressar emoções mais complexas, como orgulho e vergonha.

Desenvolvimento físico: Espera-se uma melhora na coordenação motora fina, com a criança desenhando linhas simples e construindo torres de blocos.

Desenvolvimento cognitivo: A criança começa a formar frases simples e a compreender conceitos mais complexos, como tamanho e quantidade. A curiosidade sobre o mundo ao seu redor aumenta.

Jardim I (3 a 4 anos)

Desenvolvimento emocional e social: Aumenta a capacidade de compartilhar e esperar a vez. A criança começa a entender regras sociais básicas e a expressar uma gama mais ampla de emoções.

Desenvolvimento físico: Correr, pular e escalar com mais confiança são habilidades típicas desta idade. A criança deve ser capaz de manipular objetos menores e realizar atividades mais complexas com as mãos.

Desenvolvimento cognitivo: O vocabulário expande rapidamente. A criança começa a entender conceitos de tempo (hoje, amanhã, ontem) e pode seguir instruções mais complexas.

Jardim II (4 a 5 anos)

Desenvolvimento emocional e social: A criança desenvolve um senso de empatia e compreensão sobre as emoções dos outros. Amizades começam a se formar com base em interesses comuns.

Desenvolvimento físico: Habilidades motoras finas se aprimoram, permitindo atividades como cortar com tesouras, desenhar figuras reconhecíveis e escrever algumas letras.

Desenvolvimento cognitivo: Há um aumento na capacidade de raciocínio lógico, resolução de problemas simples e compreensão de conceitos mais abstratos. A criança pode contar histórias e expressar ideias de forma mais clara.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.

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