bebes brincando com bolas

6 brincadeiras que despertam a confiança do bebê

Certamente, algumas brincadeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento saudável e ideal da criança, ajudando a fortalecer sua confiança. A seguir, serão apresentadas algumas brincadeiras que despertam a confiança do bebê, promovendo um desenvolvimento mais completo e equilibrado para o seu filho. Continue para mais!

Explorar e interagir com o ambiente através do brincar é essencial para os bebês. Isso acontece pois, a cada nova atividade lúdica, o cérebro deles cria conexões, promovendo o desenvolvimento de habilidades e autoconfiança.

Desde o nascimento, aliás, a presença e os cuidados dos adultos são fundamentais para nutrir essa confiança, proporcionando afeto, proteção e estímulos aos bebês.

Além disso, o simples ato de brincar junto com o bebê comunica segurança e apoio, fortalecendo os laços emocionais vitais para o seu crescimento saudável.

Neste post, vamos apresentar algumas brincadeiras que despertam a confiança do bebê.

Quer saber mais? Continue a leitura!

6 brincadeiras que despertam a confiança do bebê

Com efeito, algumas brincadeiras possuem atributos que particularmente estimulam a confiança. E essa prática é extremamente bem-vinda para os pais que desejam contribuir ativamente para o desenvolvimento dos seus filhos.

Pensando nisso, a Aviva decidiu compartilhar algumas atividades e brincadeiras que podem ser realizadas com o seu bebê, com idade entre 0 a 2 anos, para elevar seu crescimento. Confira:

Brincadeira cheirosa

Uma atividade apropriada para bebês de 3 a 4 meses, que já conseguem ficar sentados com apoio, é apresentar-lhes diferentes especiarias para que possam sentir seus aromas. É importante manter as especiarias a uma distância segura para evitar que o bebê inale cheiros fortes, certamente. Escolha especiarias que possam ser seguradas, como canela em pau, cravo, baunilha, gengibre, anis estrelado e noz-moscada.

baunilha
É importante manter as especiarias a uma distância segura para evitar que o bebê inale cheiros fortes. Por isso, a baunilha pode ser uma ótima opção.

Durante a atividade, tente também explicar ao bebê o que é cada especiaria e observe suas reações aos diferentes cheiros. Você também pode realizar essa atividade com outros alimentos que tenham aromas distintos, como limões, quase como fazendo uma espécie de aromaterapia.

Brincar de pisar

Outra brincadeira que pode despertar a confiança do bebê é proporcionar a ele a oportunidade de experimentar sensações táteis diferentes com os pés. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como colocando-o descalço sobre superfícies de texturas variadas, como grama, areia, tapetes felpudos, tecidos ásperos ou macios, entre outros.

Essa experiência inusitada estimula a curiosidade do bebê e o ajuda a desenvolver confiança em seu próprio corpo e em sua capacidade de explorar o ambiente ao seu redor.

Explorar o parquinho

Os parquinhos são ótimos lugares para promover a confiança dos bebês. Chegando lá, é uma boa ideia começar ficando próximo do bebê para garantir segurança. No entanto, a proposta é permitir que ele brinque livremente, desenvolvendo autonomia.

Nesse contexto, o foco é estimular a autoconfiança da criança, algo essencial para sua vida. Deixar que ela explore o ambiente e se envolva em atividades sociais e físicas sem nossa constante intervenção é uma maneira valiosa de cultivar essa autoconfiança e independência desde cedo.

Bola de pilates

Uma bola de pilates – ou uma pilha de almofadas – podem criar um ambiente instável que representa um desafio interessante para bebês de aproximadamente 7 meses. Durante a brincadeira, no entanto, é fundamental segurar a bola firmemente com as pernas e os joelhos enquanto o bebê fica de bruços sobre ela ou sobre as almofadas. É crucial não soltá-lo nessa posição.

bebes brincando com bolas

À medida que o bebê tenta encontrar equilíbrio, é possível gradativamente reduzir a pressão exercida para segurá-lo, permitindo que ele desenvolva suas habilidades motoras. No entanto, é importante enfatizar que você sempre deve continuar segurando-o durante essa atividade.

Tapete mágico

Uma ótima brincadeira é colocar a criança na posição de engatinhar em uma das pontas de uma toalha e segurar a outra ponta, começando a puxá-la suavemente. Manter a posição de quatro apoios é fundamental para que o bebê não perca o equilíbrio durante a atividade.

Elevador

Por fim, conheça a brincadeira do elevador. Ela é bastante simples: basta erguer o bebê lentamente para cima, como se fosse um elevador, e depois baixá-lo novamente. Durante esse movimento, o bebê experimenta a sensação de flutuar no ar, o que provavelmente causa um friozinho na barriga, uma experiência que os pais também compartilham.

Em seguida, o bebê sente a segurança do colo dos pais quando é baixado novamente. Conforme a brincadeira continua, o bebê gradualmente ganha confiança e começa a aproveitar o momento, resultando em risadas e diversão para todos.

Leia também: 10 ideias para transformar objetos que você tem em casa em brinquedos muito divertidos!

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA está presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidando e estimulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, e um programa bilíngue completo.

Venha conhecer a Unidade Vila Leopoldina da AVIVA, na Rua Montevideo, 246 – Vila Leopoldina – Sao Paulo, SP; e veja o ambiente que criamos especialmente para o seu filho explorar e aprender com amor e segurança.