6 brincadeiras que despertam a confiança do bebê

Certamente, algumas brincadeiras desempenham um papel crucial no desenvolvimento saudável e ideal da criança, ajudando a fortalecer sua confiança. A seguir, serão apresentadas algumas brincadeiras que despertam a confiança do bebê, promovendo um desenvolvimento mais completo e equilibrado para o seu filho. Continue para mais!

Explorar e interagir com o ambiente através do brincar é essencial para os bebês. Isso acontece pois, a cada nova atividade lúdica, o cérebro deles cria conexões, promovendo o desenvolvimento de habilidades e autoconfiança.

Pensando nisso, a Aviva decidiu compartilhar algumas atividades e brincadeiras que podem ser realizadas com o seu bebê, com idade entre 0 a 2 anos, para elevar seu crescimento. Confira:

Brincadeira cheirosa

1.

Uma atividade apropriada para bebês de 3 a 4 meses, que já conseguem ficar sentados com apoio, é apresentar-lhes diferentes especiarias para que possam sentir seus aromas. É importante manter as especiarias a uma distância segura para evitar que o bebê inale cheiros fortes, certamente. Escolha especiarias que possam ser seguradas, como canela em pau, cravo, baunilha, gengibre, anis estrelado e noz-moscada. Durante a atividade, tente também explicar ao bebê o que é cada especiaria e observe suas reações aos diferentes cheiros.

Brincar de pisar

2.

Outra brincadeira que pode despertar a confiança do bebê é proporcionar a ele a oportunidade de experimentar sensações táteis diferentes com os pés. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como colocando-o descalço sobre superfícies de texturas variadas, como grama, areia, tapetes felpudos, tecidos ásperos ou macios, entre outros. Essa experiência inusitada estimula a curiosidade do bebê e o ajuda a desenvolver confiança em seu próprio corpo e em sua capacidade de explorar o ambiente ao seu redor.

Explorar o parquinho

3.

Os parquinhos são ótimos lugares para promover a confiança dos bebês. Chegando lá, é uma boa ideia começar ficando próximo do bebê para garantir segurança. No entanto, a proposta é permitir que ele brinque livremente, desenvolvendo autonomia. Nesse contexto, o foco é estimular a autoconfiança da criança, algo essencial para sua vida. Deixar que ela explore o ambiente e se envolva em atividades sociais e físicas sem nossa constante intervenção é uma maneira valiosa de cultivar essa autoconfiança e independência desde cedo.

Bola de pilates

4.

Uma bola de pilates – ou uma pilha de almofadas – podem criar um ambiente instável que representa um desafio interessante para bebês de aproximadamente 7 meses. Durante a brincadeira, no entanto, é fundamental segurar a bola firmemente com as pernas e os joelhos enquanto o bebê fica de bruços sobre ela ou sobre as almofadas. É crucial não soltá-lo nessa posição.

BERÇÁRIO E ESCOLA INFANTIL

Segurança, Ensino e Diversão para crianças de 6 meses até 5 anos.