Quando o bebê começa a comer a comida da família

Quando o bebê começa a comer a comida da família? Quais cuidados tomar na hora de escolher o cardápio?

A introdução alimentar é o período de adaptação dos bebês com os alimentos sólidos, novas texturas e sabores diferentes, e tende a durar entre 10 e 12 meses até que a criança esteja pronta para começar a ingerir alimentos mais sólidos e menos parecidos com uma papinha. Mas você sabe quando o bebê começa a comer a comida da família?

Um dos principais motivos que causa esse tipo de dúvida na maioria das mamães é a respeito dos temperos usados na comida dos adultos e no sal. E embora o sal não seja recomendado antes de 1 ano de idade, os temperos podem ser usados desde o início da introdução alimentar em pequenas quantidades, incluindo cebola, orégano, manjericão etc, desde que liberado pelo pediatra do bebê.

Mas mesmo sendo permitido ingerir pequenas quantidades de tempero, os bebês não estão prontos para comer a mesma comida que o restante da família nos primeiros meses de introdução, e é importante que os alimentos sejam preparados separadamente.

Confira a seguir quando bebê pode começar a comer a comida da família e como iniciar essa transição!

Por que os bebês não podem comer a comida da família?

De modo geral, a recomendação para que o bebê não consuma a mesma comida da família está ligada ao desenvolvimento do paladar e com a gordura dos alimentos, que por mais que seja pequena, deve ser evitada no início, sendo esse um dos principais motivos do por que o bebê começa a comer a comida da família quando está maior.

durante a introdução alimentar, o bebê deve conhecer cada alimento separadamente
durante a introdução alimentar, o bebê deve conhecer cada alimento separadamente

Junto, como bebê ainda está aprendendo e descobrindo novos sabores, oferecer vários alimentos juntos pode acabar atrapalhando no processo de desenvolvimento do paladar da criança, além de aumentar as chances de alergias e quadros de diarreias.

Quando o bebê começa a comer a comida da família?

O bebê pode começar a comer a comida da família por volta de 1 ano, quando já é permitido consumir sal e já conheceu grande parte dos alimentos. No entanto, para que isso seja possível, é importante que a família mantenha uma alimentação regrada e saudável, com refeições que incluam todos os grupos alimentares:

  • proteínas;
  • carboidratos;
  • gorduras saudáveis como azeite;
  • verduras e vegetais.

Também é essencial ficar atento à quantidade de alimento que o bebê passará a consumir: logo de início, o prato da criança será composto por uma porção pequena de cada grupo alimentar para que ela consiga todos os nutrientes necessários, tendo em vista que nessa idade ele já começa a se alimentar apenas com alimentos sólidos nas refeições maiores e começa a ingerir leite com menos frequência. 

Porém, as porções ainda continham pequenas, e deve-se considerar que o estômago do bebê não comporta uma refeição tão grande.

Como fazer a transição da papinha para a comida da família?

A transição vai depender do tipo de método usado para a introdução alimentar, afinal, se o bebê já está acostumado aos alimentos em pedaços maiores, a transição para a comida da família fica mais fácil.

é importante que você comece a amassar cada vez menos os legumes para que o bebê acostume com os alimentos sólidos
é importante que você comece a amassar cada vez menos os legumes para que o bebê acostume com os alimentos sólidos

Porém, se o bebê come papinhas, antes de oferecer os alimentos da família você deve fazer a transição para alimentos sólidos, deixando alguns pedacinhos de vegetais sem amassar na comida, por volta dos 8 meses, até que o prato do bebê por volta de 1 ano seja composto por alimentos picadinhos e não amassados.

Vale lembrar que não recomenda-se processar a papinha nem bater no liquidificador, já que isso acaba alterando a quantidade de nutrientes que resta nos alimentos.

Como oferecer a carne da família para o bebê?

Outra dúvida da maioria das mamães é como oferecer a carne da família para os bebês de 1 ano, considerando que eles ainda têm poucos dentes para mastigar. O ideal é que você opte por carnes mais macias e cozinhe por mais tempo, picando em pedaços pequenininhos ou desfiando.

O peito de frango, por exemplo, pode ser desfiadinho ou picadinho em pequenos pedaços, podendo também ser moído ainda cru e feito em forma de hambúrguer e almôndega, o que facilita na deglutição do bebê.

O mesmo acontece com cortes de carne bovinas e suínas.

Na hora de introduzir a proteína na alimentação da criança, o que acontece por volta dos 10 meses, os especialistas indicam iniciar aos poucos e observar a reação do organismo do bebê, já que a carne de porco tende a causar quadros de diarréia quando consumida por muitos dias seguidos.

Como saber se o bebê comeu o suficiente nessa etapa?

Durante o processo de apresentação de novos alimentos, é natural que o bebê não coma as frutinhas e vegetais nas quantidades esperadas pelos pais. Afinal, nessa etapa a criança ainda está desenvolvendo seu paladar e aprendendo o sabor de cada alimento. 

Por volta de 1 ano, embora o bebê já conheça vários sabores e alimentos, a introdução à alimentação da família pode causar certa estranheza e resistência, e é importante conversar com o pediatra a respeito da quantidade consumida pela criança.

nessa fase, o prato do bebê é pequeno e ele não tende a comer uma grande quantidade de alimentos
nessa fase, o prato do bebê é pequeno e ele não tende a comer uma grande quantidade de alimentos

De modo geral, os bebês desta faixa etária tendem a consumir um pires pequeno de alimentos com todos os grupos alimentares inclusos. O que representa uma média de 1 a 2 colheres de sopa de cada alimento, podendo variar para mais ou para menos.

Mas, caso note que o bebê consome uma quantidade muito pequena dos alimentos por mais de 1 semana, é importante conversar com o pediatra para uma avaliação do quadro. Em alguns casos, pode ser necessário apresentar os alimentos ao bebê de forma diferente e divertida, já que nessa idade é normal que a criança fique entediada na hora de comer e precise de um estímulo para que o momento fique mais divertido.

Agora que você viu que o bebê começa a comer a comida da família por volta de 1 ano, converse com o pediatra do seu filho para que juntos vocês avaliem qual o momento certo para fazer essa transição. Também é importante tirar dúvidas sobre quais alimentos oferecer para o pequeno, e quais as quantidades indicadas para a idade dele.

Berçário da Escola AVIVA

No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.

Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.

Stories