oferecer a chupeta para o bebê pode causar dependência a longo prazo, levando a vícios na vida adulta

Como acalmar o bebê sem a chupeta? Existe alguma técnica para amenizar os momentos de crise?

A chupeta foi por muitos anos uma das maiores soluções para acalmar o bebê em momentos de crise, já que a sucção é uma das formas mais fáceis de cessar o choro e oferecer conforto para a criança, que tem a sensação de estar sugando o seio da mãe. No entanto, estudos têm mostrado que oferecer a chupeta pode prejudicar a saúde da criança, e muitos pais buscam novas alternativas para calamar o bebê sem a chupeta.

Durante os primeiros meses de vida, o choro do bebê pode significar muitas coisas, desde fome e frio, até necessidade de troca de fralda e tédio. Para resolver a situação, é comum que as mães ofereçam chupetas, já que ver o bebê chorando e não saber como resolver o problema pode ser uma situação desesperadora. Porém, com as técnicas corretas, fica mais fácil compreender as necessidades do pequeno e aprender a como agir sem precisar desse item.

Confira a seguir!

Entendendo o choro do bebê

Os bebês nunca choram sem motivo, já que durante o primeiro ano de vida, o choro é sua única forma de comunicar que algo está errado ou que ele precisa de alguma coisa em específico. Antes de saber como agir, é preciso entender de onde vem o choro e então tomar as medidas que possam auxiliar para que o bebê se acalme sem precisar chupar a chupeta.

antes de oferecer a chupeta é importante entender o choro do bebê e suas necessidades
antes de oferecer a chupeta é importante entender o choro do bebê e suas necessidades

Com o passar dos meses, algumas mães desenvolvem habilidades de entender o choro da criança e compreender o que ela precisa de imediato, mas nem sempre é fácil identificar o que cada choro significa.

Pensando nisso, é necessário verificar todas as possibilidades e necessidades da criança para acalmar o choro.

Como acalmar o bebê sem a chupeta?

Fome

Quando o choro do bebê significa fome, depois de ser alimentado esse choro tende a cessar e a criança fica mais calma e menos irritada, sem necessidade de intervir com a chupeta para que ela se acalme. 

Além disso, qualquer alimento oferecido, seja papinha, frutinha ou leite, faz com que a criança se acalme, diferente do caso de necessidade de sucção.

Necessidade de sucção

Quando o bebê demonstra uma grande necessidade de sucção, é comum que ele comece a chorar mesmo depois de se alimentar. Essa necessidade tende a ser maior em bebês que se alimentam com leite materno, e uma saída é oferecer o seio depois da refeição caso ele ainda esteja chorando para suprir sua necessidade e lhe transmitir a sensação de segurança e conforto.

os bebês menores têm uma necessidade de sucção maior, especialmente os que são amamentados com leite materno
os bebês menores têm uma necessidade de sucção maior, especialmente os que são amamentados com leite materno

Lembre-se, porém, de não oferecer o seio todas as vezes que o bebê chora, já que, embora ele tenha a necessidade de sugar o seio da mãe naturalmente, nem sempre o choro significa que ele precise sugar algo naquele momento, e o ideal é que você considere a necessidade de sucção como a última opção caso não encontre nenhuma outra necessidade.

Fralda suja

Os bebês também choram quando a fralda está suja, especialmente em dias mais frios, já que a umidade do xixi pode fazer com que a temperatura corporal dos pequenos abaixe ligeiramente.

Nesses casos, basta trocar a fralda que o bebê naturalmente ficará mais calmo.

Frio ou calor

Alguns bebês também podem chorar quando estão com muita ou pouca roupa, e é importante estar atento ao clima ambiente e a forma como você está vestida.

Embora antigamente acreditava-se que os bebês sentiam mais frio do que o normal, na realidade isso só acontece nos primeiros dias, quanto ele está se adaptando à temperatura fora do útero. Depois de aproximadamente 1 semana, ele passa a sentir frio e calor como nós.

Isso quer dizer que deixar o bebê de macacão em dias de verão pode fazer com que ele chore durante algum tempo até que você coloque uma roupa mais fresca e vice-versa.

O ideal é sempre colocar uma roupa amena de acordo com a temperatura ambiente, e observar como o bebe reage e se ele está chorando sem motivo, o que pode indicar que está com frio ou calor.

Sono

Outro motivo que faz os bebês chorarem é o sono. Caso você note que a última soneca do bebê foi há mais de 2 horas e ele aparenta não possuir nenhuma outra necessidade, pode ser hora de colocá-lo para tirar outro cochilo.

Nossa dica é sempre manter uma rotina de alimentação e sono do bebê, para que você possa identificar a necessidade da criança sem muito esforço. Por exemplo, se faltam 15 minutos para a soneca da tarde e o bebê começou a chorar, pode indicar que está cansado e já é hora de tirar outro cochilo.

os bebês também costumam chorar quando estão com sono
os bebês também costumam chorar quando estão com sono

Na hora de colocá-lo para dormir, você pode fazer sons com a boca para ajudá-lo a pegar no sono mais rápido sem chupeta, além de fazer carinho nas costinhas dele ou balançar o carrinho.

Tédio

Embora poucos pais saibam, os bebês também choram de tédio, até mesmo os recém-nascidos. Quando isso acontece, você deve mudá-lo de ambiente, mudar de brinquedo ou dar uma volta pelo condomínio ou bairro para que ele veja novas cores e formas.

Esse é um dos principais motivos que fazem com que os pais acabem dando a chupeta para o bebê, levando em conta que poucos conseguem identificar que a criança está entediada.

Cólicas

A cólica é uma das campeãs quando o assunto são crianças chorando, e para acalmar o bebê sem a chupeta é preciso administrar o medicamento que o pediatra prescreveu, fazer massagens e balançar o bebê de bruços dando pequenos tapinhas na barriga para que os gases saiam com mais facilidade.

quando o bebê está com cólica, é importante administrar o medicamento receitado pelo pediatra e fazer uma massagem na barriguinha para ajudar a aliviar os gases
quando o bebê está com cólica, é importante administrar o medicamento receitado pelo pediatra e fazer uma massagem na barriguinha para ajudar a aliviar os gases

Além disso, é necessário ficar de olho na alimentação do pequeno ou na alimentação da mamãe que está amamentando, já que alguns vegetais tendem a contribuir para mais gases e cólicas.

Agora que você viu que para acalmar o bebê sem a chupeta é necessário entender a causa do choro, fique de olho nas necessidades do pequeno para atendê-las e evitar ter que oferecer o item. Tenha em mente que se caso nenhuma das dicas auxiliarem para acalmar o pequeno, é importante medir a febre e investigar se pode significar algum quadro de gripe, resfriado ou outro problema de saúde. 

Berçário da Escola AVIVA

No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.

Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.

Stories