veja como a escola pode ajudar na alimentação do seu filho

Comportamento infantil: 6 dicas infalíveis para melhorá-lo

No mundo perfeito, gostaríamos que as crianças soubessem como fazer escolhas seguras e corretas, mas sabemos que não é assim. Para trabalhar o comportamento infantil nós pais precisamos encontrar formas de mostrar aos nossos filhos a como fazer as opções certas, sem privá-los de exercerem sua criatividade, liberdade e espírito desbravador.

Então aqui vão 6 dicas para melhorar o comportamento infantil, dicas valiosas para você conseguir ajudar a melhorar o comportamento do seu filho de uma forma descomplicada.

O poder da escolha no comportamento infantil

Mesmo que não pareça uma boa ideia, dar duas opções (não mais que duas) possíveis de escolha para o seu filho pode ser muito benéfico, pois nesse momento você dá a oportunidade de reflexão para a criança e mais independência, o que é algo que toda criança busca.

Bons exemplos disso são: (” Faça sua lição para que você tenha tempo de brincar depois, ou você pode ficar horas enrolando para fazer a lição, no entanto não terá tempo de se divertir” ) ou ( “O que você quer para o lanche, uma maçã ou uma banana ? “).

Elogie o seu filho

Quem não gosta de reconhecimento? Crianças também adoram ser elogiadas pelos seus feitos então, seja a pessoa a encorajar seu filho!

Esta é uma ferramenta poderosa e fundamentail para o desenvolvimento emocional de uma criança, trazendo muitos benefícios como: bom comportamento, confiança e autoestima.

Implemente elogios singelos no seu cotidiano como: ( “Você é um filho maravilhoso!” ) ( “Parabéns por fazer toda a lição de casa.”) , ( “Gostei de ver você ajudando sua vovó com as compras hoje!” ).

Escute

Às vezes a birra do seu filho pode ter fundamento! Ele também quer ser ouvido, e não somente ouvir.

O ato de ouvir às vezes pode ser muito difícil, principalmente aos pais que estão sempre atarefados e preocupados com trabalho, fámilia, escola entre outros, no entanto isso é um passo muito importante para o seu relacionamento com seu filho.

Quando uma crianca sente-se realmente ouvida ela começa a expor o que realmente sente, suas necessidades, frustrações e alegrias, abrindo espaço para que você faça cada vez mais parte da vida dela.

“permitimos que o nosso filho se exprima livremente junto de nós – e é justamente este o sentimento de ‘porto seguro’ que as crianças precisam ter e os pais gostam de ser”.

Magda Gomes Dias, em seu livro, “Crianças felizes”.

A importância do equilíbrio no comportamento infantil

Tudo em excesso pode ser prejudicial. A responsabilidade pela agenda e atividades escolares de uma criança são dos pais, então mostre ao seu filho a importância de cumprir com suas tarefas, mas também ensine a importância de ter um tempo para brincar e se divertir.

O equilíbrio é fundamental para qualquer pessoa, independente da idade.

O equilíbrio da balança nos limites da educação dos filhos é responsabilidade dos pais. A educação sempre será um ato de entrega e amor, independentemente do que aconteça no contexto familiar

PARANHOS, Mabel Luzia Cruz. Psicóloga Sistêmica de Casal e Família
A diferença causada no comportamento infantil na vida de uma criança com a vida equilibrada, lendo com seu pai na cama.

Seja firme

Se você deu opções para o seu filho e ele escolheu a pior opção, deixe ele viver a opção que foi escolhida por ele.

Boa ou ruim ele vai tirar daí a resposta de como gerir o seu dia. Então seja firme e não volte atrás por ver seu filho lidar com a consequência do seu ato.

Muito embora isso seja difícil pois a gente quer que nossos filhos sempre escolham o que é certo, deixar eles viverem sua própria decisão, vai ser a melhor forma de mostrar isso na prática, e assim, muito provavelmente ele vai refletir muito mais sobre qual caminho seguir no próximo dia.

Calma!

Alguns momentos são muito estressantes mas não perca a cabeça. Tudo na vida das crianças são fases e mesmo que em alguns momentos essas fases são intensas elas também são rápidas.

Então viva dia após dia, celebrando as pequenas evoluções e vitórias pois birras e teimosias vão embora com o tempo, basta você ser firme e acreditar que está fazendo o seu melhor.

E se você busca por mais informações e direcionamentos sobre comportamento infantil, venha conhecer a nossa proposta pedagógica e entre em contato com a Escola e Berçário de Educação infantil – AVIVA, um lugar que oferece a construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de um adulto mais seguro e confiante.