Contar para encantar | Como fazer as crianças se interessarem por livros e histórias? Por: Ana Laura

“Histórias de rir, de chorar, de dar medo – as crianças gostam de emoção. No cinema, no teatro, na TV, no videogame. E, melhor ainda, nos livros. Nada como uma boa história, bem contada, que mexe com o leitor, por incrível, inverossímil ou assustadora que seja. Ou pareça. ” – Tatiana Belinky.

Tão difícil nos dias de hoje tirarmos os olhos das telas e realmente focar em uma leitura. Como fazer então para as crianças se interessarem por livros e histórias?

Imagine que a pessoa que você mais admira no mundo parasse por 15 minutos do seu dia para te contar uma história, acredito que iria se interessar e se sentiria muito importante e querido por essa pessoa, não é mesmo? É exatamente assim que seu filho(a) se sente quando você lê ou conta uma história para ele(a).

Contar uma história para uma criança é muito mais do que ler um livro. Principalmente para aquelas não alfabetizadas e que naturalmente tem uma imaginação fértil e, consequentemente, pouca “concentração”. É necessário instigá-las de maneira que não apenas entendam o conteúdo da história, mas também, e principalmente, se divirtam com ela.

Algumas dicas podem ajudar no momento inicial, quando geralmente cria-se um vínculo de respeito e atenção para com a história, o contador e também a “plateia”:

• É importante conhecer a história antecipadamente justamente porque quando você sabe que haverá uma reviravolta ou está em seu ápice consegue contar com mais entusiasmo.
  • Um ponto muito relevante na contação de histórias é saber utilizar a voz corretamente, aumentar ou diminuir o tom de voz em determinados momentos, modificar a voz nas falas dos personagens. Pode parecer banal, mas isso ajuda muito, pois as crianças ficam mais atentas e, aquelas que se distraíram com alguma coisa, voltam a focar na história.

Particularmente gosto de utilizar uma voz mais serena para o narrador da história e mudar conforme os personagens, uma voz aguda para uma criança, uma voz doce para a mãe, uma voz estridente para uma bruxa. Tente fazer isso com naturalidade, mas se não conseguir, mude apenas o tom de voz e as crianças já perceberão a diferença.

Alguns outros aspectos importantes que devemos considerar nas escolhas das histórias: para os bem pequenos (0 a 3 anos) é interessante escolher livros com imagens, mas não necessariamente livros “pobres” em histórias, você pode se surpreender em como eles se interessam com enredos um pouco mais elaborados.

Já as crianças acima de 4 anos conseguem “ler” as imagens com facilidade então podemos escolher livros com textos e imagens menores, instigando sua curiosidade, dito isso deixo aqui a dica de leitura em capítulos, sim em capítulos! Eles adoram e ficam atentos como se fosse uma novela, cada dia querem saber mais sobre a trama.

Em qualquer idade temos a capacidade de relacionar o que estamos vendo e ouvindo com situações que já vivenciamos, por isso é tão comum que no meio das histórias as crianças queiram falar, relembrando outras leituras e momentos do cotidiano, deixem que o façam e usem esse momento para conhecer ainda mais os interesses do seu(sua) filho(a).

Façam desse momento um hábito da família, descubram aventuras, conheçam personagens incríveis e principalmente se divirtam juntos, assim além de contar também encantamos nossos filhos por esse universo dos livros e histórias.