Como é realizada a comunicação entre a família e a escola?

Como é realizada a comunicação entre a família e a escola? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como a escola mantém os pais informados sobre a adaptação e o desenvolvimento da criança dentro do ambiente escolar e detalha como são os relatórios.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Gostaria que você explicasse melhor como é o processo de comunicação com os pais, não apenas durante a adaptação, mas também ao longo do tempo, enquanto a criança se acostuma com a escola.

Na primeira semana de adaptação, no final de cada dia, a professora envia à família um relatório detalhado das atividades e interações do dia, acompanhado de fotos. Esse relato inclui como a criança reagiu à aproximação da professora, com quais brinquedos ela interagiu e outros detalhes observados, já que a professora foca na criança e não pode conversar diretamente com os pais nesse momento.

Além disso, a professora incentiva um diálogo, pedindo às famílias que compartilhem suas percepções, contribuindo para um entendimento mútuo.

E após a primeira semana?

Após essa semana inicial, todos os alunos da Viva recebem diariamente “momentos”, que são textos descrevendo as atividades do dia, acompanhados de fotos. Enquanto na primeira semana as fotos são específicas de cada criança, nos “momentos” subsequentes, as imagens são do grupo como um todo. Esse processo ajuda a contar a nova história que se desenvolve entre a professora e a criança.

Para os pais, ver esses registros é reconfortante e especial, aliviando as preocupações sobre a adaptação e o bem-estar da criança na escola. É comum ter receios, mas essas partilhas ajudam a construir confiança no processo educativo.

Além disso, a escola mantém um acompanhamento contínuo do desenvolvimento de cada criança, transformando observações em registros detalhados. Esses relatórios são apresentados às famílias em reuniões individuais semestrais, mas também há momentos ao longo do semestre em que compartilhamos conquistas, pesquisas, fotos e vídeos, oferecendo um vislumbre das jornadas individuais e coletivas das crianças.

Este acompanhamento meticuloso e a comunicação constante são essenciais para entender o progresso e as necessidades de cada criança, planejando como comunicar efetivamente essas informações às famílias e garantindo um diálogo aberto e construtivo.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.