Como as famílias podem se preparar para a adaptação escolar?

Como as famílias podem se preparar para a adaptação escolar? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava explica a importância de a família se preparar e preparar a criança para começar a frequentar a escola. Ela sugere envolver a criança no processo de organização, como arrumar a mochila, passar em frente à escola, ver fotos e conversar com a criança sobre a escola.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Para as famílias que estão se preparando para o processo de adaptação escolar, é fundamental considerar algumas dicas que podem suavizar essa transição, apesar da experiência ser única para cada criança e familiares.

Uma estratégia eficaz é envolver a criança na organização da sua mochila, o que cria uma sensação de expectativa e participação. Decidir juntos o que incluir na mochila, como um brinquedo favorito para apresentar à nova professora, por exemplo, pode ser muito positivo.

Além disso, se a escola tem uniforme, o ato de experimentá-lo pode gerar um sentimento de pertencimento e antecipação. A criança ao olhar para o uniforme e talvez fotos da escola, começa a visualizar-se como parte daquela comunidade.

As famílias podem aproveitar esses momentos para reforçar o diálogo positivo, compartilhando o motivo da escolha daquela instituição, enfatizando a confiança na decisão e a crença no bem-estar e felicidade da criança na nova escola.

Frases afirmativas e encorajadoras ajudam a criança a internalizar a ideia de que a escolha foi feita pensando no seu melhor interesse, reforçando a segurança emocional para enfrentar o novo ambiente.

Expressar abertamente “Escolhi esta escola para você porque confio que você será feliz e bem cuidado aqui” pode ser muito reconfortante para a criança, facilitando sua adaptação e integração.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.