A adaptação escolar é mais fácil com irmãos?

A adaptação escolar é mais fácil com irmãos? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica se a adaptação escolar com irmãos é mais fácil ou não e como funciona quando os irmãos têm diferença de idade.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Muitas vezes surgem perguntas sobre a adaptação de irmãos na escola, questionando se ter um irmão mais velho já matriculado facilita o processo para o mais novo, ou como é a adaptação para irmãos que começam juntos, como no caso de gêmeos.

A presença de um irmão pode ser, de fato, um bônus significativo, pois oferece uma referência constante de familiaridade e apoio.

Os irmãos mais velhos, apesar de às vezes demonstrarem impaciência com os mais novos por quererem explorar a escola por conta própria, muitas vezes acabam por auxiliar na adaptação dos irmãos mais novos.

Temos observado na Viva crianças mais velhas, do G4 ou G5, ajudando significativamente seus irmãos no G1, até mesmo indo ao ponto de fazer o irmão mais novo dormir, criando momentos emocionantes de conexão e apoio mútuo.

E no caso de gêmeos?

Quando se trata de gêmeos, a dinâmica pode ser um pouco diferente. Embora compartilhem a mesma faixa etária e, frequentemente, tenham interesses similares, a individualidade de cada um ainda prevalece. Eles se apoiam mutuamente na exploração do novo ambiente, embora possam ter momentos em que preferem atividades distintas.

Quando são gêmeos, ficam na mesma sala?

Sobre a colocação de gêmeos na mesma sala ou em salas separadas, essa decisão cabe à família. Geralmente, quando são bem pequenos, os gêmeos ficam juntos, mas sempre estamos em diálogo com a família para entender o que é melhor para cada criança.

Em alguns casos, a separação pode ser benéfica para incentivar a independência de cada um. Se essa necessidade surgir, a escola acompanha de perto, fazendo uma transição cuidadosa, sempre considerando o bem-estar dos irmãos, que ainda se veem frequentemente, já que as salas são próximas.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.