Uso de chupeta entorta os dentes de leite.

O uso de chupeta pode entortar os dentes de leite? | Dra. Juliana Frigo

No vídeo abaixo você confere um trecho da live realizada com a Dra. Juliana Frigo que responde, de forma clara e objetiva, perguntas recorrentes no dia a dia dos pais sobre Odontopediatria. Nesse vídeo, a Dra. Juliana responde a respectiva pergunta: O uso de chupeta pode entortar os dentes de leite?

O uso prolongado de chupeta pode causar alterações na posição dos dentes de leite da criança. Isso ocorre porque a sucção constante da chupeta pode exercer pressão sobre os dentes e a mandíbula em desenvolvimento, o que pode levar a problemas como a má oclusão.

A má oclusão pode levar a problemas de mordida, como o overbite e o underbite, que podem afetar a fala, a mastigação e até mesmo a autoestima da criança. Além disso, dentes tortos ou mal posicionados podem ser mais difíceis de limpar, o que pode levar a cáries e outras complicações bucais.

No entanto, isso não significa que o uso de chupeta deva ser totalmente evitado. A chupeta pode ter benefícios para o desenvolvimento emocional e psicológico da criança, além de ajudar a acalmar e confortar em momentos de estresse ou desconforto.

Para minimizar os efeitos negativos da chupeta nos dentes da criança, é recomendado limitar o seu uso e incentivar a criança a abandoná-la gradualmente à medida que ela cresce. Além disso, é importante escolher chupetas que sejam adequadas para a idade da criança e que não tenham bicos muito longos ou largos, o que pode aumentar o risco de má oclusão.

Em resumo, o uso prolongado de chupeta pode causar problemas de má oclusão nos dentes de leite da criança. No entanto, com o uso adequado e limitado, a chupeta pode ser uma ferramenta útil para acalmar e confortar a criança durante os primeiros anos de vida.

Conheça nossa escola infantil

A primeira fase da infância é muito importante que as crianças tenham uma condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso a Aviva, Escola de Educação infantil, busca oferecer um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante, com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.