E quando a criança chora, quem a acolhe?

E quando a criança chora, quem a acolhe? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como as crianças são acolhidas na AVIVA quando choram e destaca a necessidade de reconhecer cada tipo de choro, além de saber quando é algo normal ou quando é necessário que a família retorne à escola.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

É interessante abordar outra dúvida que muitos pais têm, inclusive eu. Quando a criança começa a chorar ou se mostra ansiosa, naturalmente, me preocupo. Em casa, se meu filho chora, eu o pego no colo para acalmá-lo. Mas o que acontece na escola, especialmente após o período de adaptação, quando os pais já não estão mais presentes?

Eu explico para as famílias que existem diferentes tipos de choro que precisamos observar. Há o choro de saudade, que é até positivo, pois indica que a criança tem consciência de seu ambiente familiar e sente falta dele. Esse sentimento é importante porque mostra que a criança reconhece sua família, mas está aprendendo a conviver também em um novo ambiente. O choro de saudade geralmente é breve; a criança expressa seu desejo pela mãe, por exemplo, mas logo se tranquiliza e volta a se envolver nas atividades.

Por outro lado, temos o choro de angústia, que revela um sofrimento mais profundo. Esse tipo de choro nós procuramos evitar, pois é possível perceber quando a criança não está bem, não interage e precisa da presença de sua família. Faço um acordo com os pais para que estejam disponíveis se esse tipo de situação ocorrer, pois a angústia pode transformar a experiência escolar em algo traumático, o que definitivamente não queremos. Nosso objetivo é garantir que a criança se sinta segura e confiante conosco.

Portanto, é crucial identificar o tipo de choro e entender o que ele significa. Com o tempo, passamos até a reconhecer o choro de cada criança, o que nos ajuda a responder de maneira mais eficaz às suas necessidades. É realmente fascinante como, eventualmente, conseguimos diferenciar os choros e entender melhor cada criança na escola.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.