Como funciona a interação entre as crianças?

Como funciona a interação entre as crianças? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como é realizada a interação entre as crianças que estão se conhecendo e ao mesmo tempo se acostumando com o novo ambiente. Além disso, ela explica que é comum as crianças se acolherem e interagirem umas com as outras logo no início.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Um aspecto adicional importante sobre a adaptação é a estratégia que utilizamos no primeiro dia de aula, pensando especialmente nas famílias que estão chegando. A ideia é que novas famílias entrem na sala juntas.

Isso cria um ambiente de apoio mútuo desde o início, já que tanto você quanto eu somos novos nesse espaço, trazendo nossos filhos pela primeira vez à escola. Dessa forma, acompanhamos o processo de adaptação juntos, observando nossos filhos, embora cada um esteja focado em seu próprio filho.

Normalmente, organizamos para que três ou quatro famílias iniciem juntas, formando um grupo. Solicitamos que apenas um adulto por família entre na sala, para evitar um número excessivo de adultos em comparação com as crianças.

Isso evita a confusão de ter pai, mãe, avós, tios todos entrando ao mesmo tempo, embora alguns possam ficar observando pela janela. Nos acomodamos nos lugares indicados pela professora e começamos a observar nossos filhos interagindo.

Qual o objetivo dessa abordagem?

O interessante dessa abordagem é perceber como uma criança nova se identifica com outra que também está em seu primeiro dia. Isso facilita o processo de adaptação mútua, contrastando com a sensação de estar sozinho em um ambiente onde as outras crianças já estão bem adaptadas e confortáveis.

A presença de outro novo cria uma sensação de camaradagem; eles se acolhem e se apoiam. As crianças têm uma capacidade incrível de oferecer suporte umas às outras, formando um círculo de ajuda e acolhimento.

Essa experiência é semelhante à de começar em um novo emprego acompanhado, em vez de sozinho. Saber que há outra pessoa na mesma situação proporciona um grande conforto. Assim, promovemos uma adaptação coletiva, que é benéfica tanto para as crianças quanto para os pais, facilitando o processo de integração na nova escola.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.