A avó ou a babá podem fazer parte da adaptação escolar?

A avó ou a babá podem fazer parte da adaptação escolar? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica se é possível que a adaptação escolar seja realizada por uma tia, avó ou mesmo a babá. Além disso, ela destaca a importância de esse adulto ser alguém presente na vida da criança.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

E, por exemplo, sabemos que muitas vezes os pais não conseguem estar presentes em 100% das sessões de adaptação. Surge a questão: é possível envolver outras pessoas, como avós, tias ou até uma babá? Como isso funciona?

O que eu sempre peço é que seja alguém familiar à criança, alguém que já tenha um vínculo estabelecido e faça parte de sua vida cotidiana. Não faz sentido ter, durante todo o processo de adaptação, uma pessoa que veja a criança apenas uma vez por mês.

Esse tipo de participação não contribuiria efetivamente para o processo, pois essa pessoa não estaria apta a auxiliar na observação necessária durante a adaptação.

Por exemplo, há casos em que os avós desejam participar da adaptação de seus netos. Se a mãe está presente e a avó apenas quer dar uma “espiadinha” para ver o neto, tudo bem. Mas, para acompanhar a criança integralmente durante esse período, é essencial que a pessoa escolhida seja parte integrante da rotina e do círculo familiar da criança.

Em outras palavras, se estivermos considerando a presença de uma babá, estamos nos referindo a alguém que acompanha a criança no dia a dia, não uma babá que atua esporadicamente.

Isso porque ela já tem conhecimento sobre as necessidades e comportamentos da criança, podendo ser uma parceira valiosa nesse processo. Babás que participam ativamente da rotina da criança são, portanto, muito bem-vindas e podem contribuir de maneira significativa para uma adaptação tranquila.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.