Quais atividades são planejadas para o período de adaptação na AVIVA?

Quais atividades são planejadas para o período de adaptação na AVIVA? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos conta quais são as atividades planejadas para facilitar e promover a adaptação das crianças. Além disso, explica que na AVIVA as professoras buscam atender às necessidades individuais e como cada item da escola é pensado para o desenvolvimento da criança.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Essa adaptação é realizada de forma coletiva. Todos participam com as atividades previstas para aquele dia. Durante a entrevista inicial, já identifico os interesses da criança, como seu brinquedo favorito ou lugar preferido, por exemplo, se ela ama o escorregador, certamente faremos uma visita a ele.

Essa informação é compartilhada com a professora para incorporar as preferências da criança, embora a sala sempre esteja equipada com brinquedos e materiais apropriados para cada faixa etária. Na Viva, nossas salas são organizadas com conteúdos planejados especificamente para cada grupo etário.

Esse enfoque mostra como a Viva realiza um trabalho praticamente personalizado. É crucial conhecer não apenas a criança, mas também sua família, para integrar essa compreensão ao contexto escolar de maneira gradual. Isso demonstra a flexibilidade e a capacidade da escola de adaptar-se às necessidades individuais, o que é realmente impressionante.

Além disso, percebemos que crianças da mesma faixa etária tendem a gostar de atividades similares, pois estão passando por fases de desenvolvimento parecidas.

Portanto, dedicamos tempo para estudar cada grupo etário, compreendendo suas necessidades específicas, seja por brinquedos, jogos de faz de conta ou outras atividades que imitam o comportamento adulto, como brincar com comidinhas, correr ou se esconder. Isso nos permite prever e preparar atividades que sabemos que serão do agrado das crianças desde o primeiro dia.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.