Como a AVIVA cuida da alimentação das crianças durante a adaptação?
|

Como a AVIVA cuida da alimentação das crianças durante a adaptação? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como é o cuidado com a alimentação das crianças durante esse período de adaptação. Além disso, ela nos explica como é a continuação desse processo.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Durante o período de adaptação, que considero ser o mais crítico, temos um procedimento específico. Primeiro, conversamos com as famílias para entender os hábitos alimentares da criança: como o alimento é apresentado, se a criança come sozinha ou é alimentada, quais alimentos prefere ou rejeita, e se possui alguma alergia. Tudo isso é mapeado antes da chegada da criança à escola.

Durante as refeições, respeitamos essas preferências. Se uma criança gosta de feijão por cima do arroz, é assim que oferecemos. A participação da família é essencial na primeira alimentação para facilitar a transição para a professora, que, munida das informações fornecidas pela família, tenta replicar essas preferências.

E se a criança não aceitar comer?

Se, por acaso, a criança não aceitar nenhum alimento no primeiro dia, observamos e consideramos os relatos da família sobre o café da manhã, por exemplo. Se a rejeição persistir até o almoço, comunicamos a família, que pode vir à escola para auxiliar na alimentação ou, se necessário, buscar a criança mais cedo.

Gradualmente, vamos ajustando a oferta de alimentos de acordo com as preferências da criança, contando com um cardápio planejado que leva em consideração essas necessidades. Para os mais pequenos, as professoras utilizam estratégias específicas, como contar histórias durante as refeições para estimular o interesse da criança pelo alimento.

Portanto, a alimentação é, de fato, uma grande preocupação, e mantemos um diálogo constante com as famílias para garantir que mesmo as crianças que não estão em período de adaptação sejam bem acompanhadas caso apresentem dificuldades em se alimentar na escola.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.