os pequenos com 5 anos de idade fazem parte do Jardim 2, onde já aprendem sobre o alfabeto e conceitos básicos de matemática

Com quantos anos devo matricular meu filho na escola infantil e qual a idade ideal para começar a aprender?

Ter um bebê em casa interfere na rotina dos pais e em especial, da mãe, que deixa de trabalhar para cuidar da criança. Em alguns casos, depois que a licença maternidade termina, algumas mamães optam por colocar o bebê na creche, enquanto outras o matriculam no berçário. Mas você sabe com quantos anos devo matricular meu filho na escola infantil?

Saber a idade correta para fazer a matrícula na escola infantil é importante especialmente para as mães que não trabalham fora e que ficam com receio de colocar o filho na escola cedo demais. Afinal, por ainda ser muito pequeno, muitos pais acreditam que na escola eles apenas brincam e se alimentam, o que não é bem assim, e é lá na escolinha que ele começa a se desenvolver cada vez mais.

Confira a seguir mais sobre a idade correta para matricular seu filho na escola infantil!

Com quantos anos devo matricular meu filho na escola infantil?

Não existe, de fato, uma idade correta para colocar seu filho na escola, e nem mesmo os pesquisadores da área sabem dizer ao certo se seria melhor colocar com 1 ano ou 4, por exemplo.

quanto mais cedo os pequenos entram na escola, mais rápido desenvolvem a fala e coordenação motora
quanto mais cedo os pequenos entram na escola, mais rápido desenvolvem a fala e coordenação motora

O que acontece é que, quanto mais cedo a criança é matriculada na escola e participa das etapas da educação infantil, mais bem desenvolvida e mais habilidades ela possui, já que dentro do âmbito escolar a equipe pedagógica trabalha na educação e desenvolvimento cognitivo e motor de cada aluno.

Até mesmo antes de 1 ano de idade os professores já treinam essas habilidades e capacidade nos bebês, que se divertem com brinquedos pedagógicos que estimulam seu desenvolvimento motor, fala e movimentos.

Para saber quando é o momento ideal de colocar seu filho na escola você deve avaliar as suas necessidades e as necessidades do pequeno. Se você trabalha fora, certamente deverá matriculá-lo na escola infantil por volta dos 4 meses, quando termina a licença maternidade. Mas se você trabalhar em casa cuidando do lar, o momento certo deve ter como base a criança em si.

Se você notar que seu bebê tem potencial de aprender muito mais do que ele está aprendendo agora e se nota que durante os afazeres de casa você não consegue dar tanta atenção como gostaria, pode ser hora de colocá-lo em uma escola para que ele possa explorar suas habilidades e desenvolver-se de forma mais profunda.

Se o seu filho fica sob os cuidados de familiares ou babás, também é interessante analisar a possibilidade de colocá-lo em uma escola infantil, especialmente se ele for muito agitado e tiver bastante energia para gastar.

Quais são os benefícios de colocar seu filho na escola infantil

Se você ainda está insegura e não sabe se deve ou não matricular seu filho na escolinha, é importante que você saiba sobre os benefícios que a instituição de ensino para crianças da primeira infância oferecem.

Isso porque, diferente do que você pode pensar, na escola infantil os pequenos, além de brincar e se alimentar, também desenvolvem suas funções cognitivas, motoras e sensoriais por meio de atividades que estimulam e trabalham suas habilidades.

É também na escola que os pequenos aprendem mais sobre o convívio em sociedade, além de aprender a lidar com suas emoções e sentimentos e desenvolver a tolerância pelas diferenças de etnias e religião, por exemplo.

Vale ressaltar que a primeira infância é o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade e que é durante esses anos que a criança passa por um período intenso de crescimento e que o cérebro enfrenta grandes transformações.

Os desenvolvimentos dessa fase se tornam mais rápidos e complexos nas crianças que frequentam as escolas graças às interações cotidianas com professores e colegas de classe, onde ele pode trocar experiências e ampliar seu conhecimento e vocabulário.

Leia também Qual a diferença para a criança que fica em casa e a que frequenta a escola infantil?

Outra grande vantagem dessas instituições é que as escolas infantis possuem estruturas adequadas para o ensino e atividades propostas, levando em conta o ensino, bom convívio com os colegas, necessidades básicas e psicológicas, além de atividades extracurriculares como natação e balé, dependendo da escola.

Como escolher a melhor escola infantil para meu filho?

Na hora de escolher entre as opções de escolas infantis da sua cidade, o ideal é que você analise pontos importantes tanto para a educação, como para a segurança do seu pequeno, além da saúde e bem-estar.

fique atento à estrutura que a escola oferece para seu filho na hora da escolha
fique atento à estrutura que a escola oferece para seu filho na hora da escolha

Para isso, fique de olho nos valores da escola e no que ela acredita, já que isso é muito importante para o desenvolvimento psicológico da criança e algumas divergências de crenças podem acabar entrando em conflito com aquilo que você acredita e deseja passar para seu filho.

Também é importante estar de olho na alimentação oferecida na escola e nos profissionais da nutrição que atuam na cozinha preparando o cardápio dos pequenos. Se seu bebê estiver passando pela introdução alimentar, converse com os profissionais sobre como o processo é feito na escola e quais métodos são os mais usados por eles.

Outra dica é dar uma olhada no material didático para ficar por dentro das atividades que são passadas para as crianças e ficar de olho na segurança que a escola oferece para os alunos a respeito da política de liberação para qualquer pessoa ou apenas pessoas autorizadas, além de sistema de segurança no prédio.

Leia também Quais são as etapas da educação infantil e o que se aprende em cada uma delas?

Depois de ler e ver com quantos anos devo matricular meu filho na escola infantil, ficou mais fácil entender que seu filho e você são os únicos que podem dizer qual o melhor momento para ingressar na escola. Afinal, tudo depende das necessidades do pequeno e da sua rotina, além de ser importante também pensar em como o ensino na primeira infância poderá ajudar o bebê ao longo dos anos conforme ele for crescendo.

Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!

Stories