Transtorno de comportamento, e o papel da escola infantil.

Quem tem crianças em casa sabe que o transtorno de comportamento não é uma simples birra. Geralmente, este é um comportamento que vem caracterizado por atos agressivos da criança, o que por muitas vezes dificulta a realização de atividades em grupo pelos professores na escola infantil e berçário.

O transtorno de comportamento de uma criança embora esteja sempre ligado a agressão pode ter também outras características, como: questionamentos desafiadores, violação de regras, desobediência em sala, intimidação da criança a outros colegas e professores; gritos, ações impulsivas, provocações, discussões e evasão escolar.

Como lidar com transtorno de comportamento?

Mesmo que muitas pessoas utilizam-se de punição, essa não é uma maneira eficaz. Como resultado, o pequeno pode se sentir desafiado pela punição e assim insistir na desobediência.

E por mais clichê que isso possa parecer, o importante nesse momento é ter paciência e dialogar, para entender a origem dessas emoções e buscar o melhor caminho para o compreender o transtorno de comportamento.

Transtorno de comportamento infantil dentro do ambiente escolar.
Comportamento infantil

Essas são ações fundamentais para lidar com a situação, pois mesmo que seja desafiador, é muito importante estabelecer uma comunicação entre adulto e criança, professor e criança para adquirir a confiança do seu filho cada vez mais, e compreender o motivo de suas frustrações.

Para isso existem métodos especializados em ajudar pais a reconectar-se com suas criança, auxiliando nessas conversas que sabemos não ser fácil a princípio. São eles:

Terapia familiar no transtorno de comportamento

Na terapia familiar existe um grupo que auxiliará na construção de uma relação mais próxima entre pais e filhos. Ensinando primeiramente a colocar-se no lugar no próximo, como é melhor maneira de se comunicar às crianças e também a como colocar limites na relação.

A razão de se incluir toda a família no tratamento de problemas de ajustamento baseia-se no fato de que o que ocorre num indivíduo que vive numa família não decorre apenas de condições internas a ele, mas também de um intenso intercâmbio com o contexto mais amplo no qual está inserido. Ele não só recebe o impacto desse ambiente como atua sobre ele, influenciando-o. Nesse enfoque, o terreno da patologia

Dr. Salvador Minuchin – Psicoterapeuta

Assim a crianca aprenderá a colocar em palavras os seus sentimentos, comunicando de forma mais clara o que está acontecendo ao seu entorno e estabelecendo assim essa dinamica de dialogo.

Acompanhamento psicológico

Mesmo com a terapia auxiliando no convívio com os demais a seu redor, o psicólogo irá auxiliar a criança a se relacionar melhor no ambiente em que ela está.

Acompanhamento de uma profissional da área de psicologia no dia a dia das crianças na escola para compreender transtorno de comportamento
Psicologa na escola.

A associação do ambiente pode ajudar a criança a sentir-se segura e mais calma de forma a contribuir com o seu autocontrole.

Equipe multidisciplinar

A escola tem um papel fundamental nesse processo pois o agrupamento de profissionais de qualidade como terapeutas, psicólogos e professores presentes na educação infantil é também uma poderosa ferramenta para a melhoria do comportamento do seu filho.

Pois é na escola infantil que o seu filho passa grande parte do seu tempo diariamente, e estar rodeado por esses profissionais altamente qualificados é a melhor maneira de contribuir com a criança

Em conclusão lembre-se, é sempre fundamental manter a calma e a paciência, pois o seu filho precisa enxergar em você a sua autoridade e firmeza.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.