inglês na escola infantil

Aprende inglês na escola infantil? Quais os benefícios de aprender a língua estrangeira na primeira infância?

Aprender inglês deixou de ser uma escolha para se tornar uma necessidade na vida dos brasileiros, já que hoje em dia muitos empregos valorizam profissionais que são fluentes na língua estrangeira. Esse aprendizado pode vir desde pequeno, e as mamães que pretendem colocar os filhos em escolas se perguntam se o pequeno aprende inglês na escola infantil.

Dentro da escola infantil, as crianças brincam, se alimentam, se desenvolvem e estudam, e apesar de serem pequenas, conseguem assimilar grande parte das coisas que acontecem ao seu redor. Mas será que elas não são muito novas para aprender uma língua nova?

Veja a seguir se aprende inglês na escola infantil e quais benefícios!

Por que as crianças devem aprender inglês cedo?

Hoje em dia, sabe-se que aprender inglês desde a educação infantil pode ser um passo importante para conseguir se comunicar em outras línguas e se destacar no mercado de trabalho. Apesar de não existir uma idade considerada ideal para aprender a nova língua, os estudos mostram que quanto mais cedo o bebê for exposto ao novo idioma, melhor.

alguns mostram que crianças que aprendem inglês desde cedo conseguem se desenvolver mais rápido
alguns mostram que crianças que aprendem inglês desde cedo conseguem se desenvolver mais rápido

A Universidade da Colúmbia Britânica realizou um estudo no qual observou-se como os bebês percebiam a linguagem e como essa percepção pode montar seu aprendizado. A pesquisa mostrou que bebês de mães bilíngues conseguem registrar a diferença entre os dois idiomas ao escutá-la conversando em duas línguas diferentes.

Outra pesquisa feita na Universidade de Nova York, em Toronto, mostrou que crianças que falam mais de uma língua desenvolvem habilidades que vão além do vocabulário dobrado. Ou seja, eles aprendem a solucionar problemas lógicos e lidar com tarefas múltiplas por ter estimulado a função executiva do cérebro na primeira infância.

Aprende inglês na escola infantil?

As escolas infantis normalmente possuem aulas de inglês em sua grade de atividades, que são baseadas na capacidade de entendimento dos pequenos. Isso significa que eles começam a aprender cores e animais em outras línguas e depois são introduzidos ao dialeto, gradativamente, para então começar a aprender a gramática.

Quais os benefícios de quem aprende inglês na escola infantil?

Aproveitamento escolar

Estudar inglês na educação infantil permite que ele aprenda duas línguas ao mesmo tempo, fazendo com seu cérebro tenha mais facilidade na hora de trocar de língua com o passar dos anos. Isso quer dizer que ele pode falar com duas pessoas ao mesmo tempo em dois idiomas, sem que seu cérebro se confunda.

Além do mais, estudar outra língua desde criança estimula as funções cognitivas dos pequenos, o que é algo altamente positivo para o aproveitamento dos ensinos que são transmitidos durante a primeira idade. Com isso, essas crianças tendem a raciocinar com mais facilidade e o processo de aprendizado como um todo é melhorado.

Aprendizado rápido

Quanto mais o cérebro se exercita, mais rápido ele consegue desenvolver as atividades e problemas que surgem. Além disso, por ser alfabetizado em inglês e português ao mesmo tempo, os pequenos chegam à fluência do idioma mais rápido com sotaque quase perfeito, levando em conta que o aparelho fonético consegue reproduzir vários sons nessa etapa, e quanto mais cedo se treina esses sons, melhor.

Como é a abordagem do inglês na escola infantil?

Durante esse período, o ritmo de aprendizado é diferente e os estímulos são voltados para a faixa etária da criança. Por isso, é importante que os profissionais sejam treinados para ensinar a nova língua para bebês e crianças, pensando que o bilinguismo é algo gradativo e constante.

Durante a educação infantil, os profissionais não devem explorar a leitura e escrita de palavras em inglês para não interferir na alfabetização da criança na sua língua materna, e o inglês é explorado apenas de forma oral.

Isso quer dizer que o ensino do inglês funciona da mesma maneira como aprendemos português: primeiro aprendemos a falar pela sonoridade e entender o que ouvimos para depois aprendermos a ler e escrever essa língua.

Para isso, visa-se as atividades lúdicas como histórias, jogos e brincadeiras, além de músicas, que auxiliam a compreender o idioma da melhor forma possível.

Aos poucos, os professores também podem começar a introduzir expressões cordiais como obrigada, por favor e bom dia, por exemplo.

Como os pais podem auxiliar no processo de aprendizagem de inglês na escola infantil?

O ideal é que os pais participem do ensino da nova linguagem também em casa, estimulando o contato com a língua estrangeira por meio de desenhos e músicas infantis. Caso os pais sejam fluentes na língua, também podem se comunicar ligeiramente com eles por meio de pequenas palavras cordiais ou nomes de animais, cores e objetos em inglês.

em casa os pais podem estimular o aprendizado do inglês sem pressionar as crianças a falarem a outra língua quando não quiserem
em casa os pais podem estimular o aprendizado do inglês sem pressionar as crianças a falarem a outra língua quando não quiserem

Também é importante que reajam às manifestações da criança na língua estrangeira para que ela se sinta mais segura e perca a vergonha de falar em outro idioma, algo muito comum quando aprendemos outra língua que não seja a nossa. Junto a isso, evite cobrar ou testar o conhecimento dos pequenos, já que isso pode ser prejudicial para o aprendizado da nova língua.

Agora que você viu que seu filho aprende inglês na escola infantil e como aprender novas línguas é importante para o desenvolvimento dele, não deixe de avaliar se a escola na qual você deseja matricular seu pequeno oferece aulas de inglês na grade de aulas e atividades. Além de ser benéfico para o futuro da criança, também impacta diretamente na forma como ele aprende novas habilidades e no seu raciocínio rápido.

Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!

Stories