Como escolher um berçário para seu filho?

Como escolher um berçário para seu filho é um pergunta complexa de responder, tendo em vista que a escolha de um berçário é um momento muito difícil, tanto para as crianças quanto para os pais.

Depois de passar alguns meses de licença à maternidade e estar cada vez mais apegada com o seu bebê, ter que voltar a rotina de trabalho e outros afazeres deixando outras pessoas fazerem parte da vida e educação da pessoa mais importante para você com toda a certeza não é fácil.

O primeiro entrave é a sensação que alguns pais vivenciam de abandonarem seus filhos em um mundo cruel e inóspito, e os riscos que essa atitude possa causar em relação à integridade física de suas crianças.

Outra ilusão que se cria é de que se a criança esperasse até os 2 anos para entrar na escola, ela poderia contar se alguém judiasse dela.

Pena, culpa, tristeza, sensação de abandono, de crueldade são emoções que interferem na clareza e na beleza desse momento de transição que é necessário, deve ser natural e, em algum momento, inevitável e sem volta.

Dr. Yechiel Moises – Pediatra e Homeopatia.

Então, como escolher um berçario para o meu filho?

Por isso para escolher um berçário, é de extrema importância uma pesquisa detalhada sobre pontos cruciais que você precisa ficar atento para não se arrepender, como por exemplo um lugar seguro e bem localizado, de preferência próximo ao bairro que você mora, e que você consiga chegar com rapidez caso aconteça um momento de emergência.

Para escolher um berçario o portão da entrada da Escola é relevante, veja o partão do berçario Infantil AVIVA

Observar também se o portão da escola tem um profissional de segurança que lidere a organização da entrada, se por acaso alguma criança desprender-se dos pais, correndo para a rua. Além de alguem para checar quem são as pessoas que estão indo buscar as crianças, seguindo assim uma lista de nomes.

A manutencão do ambiente para escolher um berçario é crucial!

Quando for escolher um berçário, fique atento a manutenção geral da escola e dos brinquedos, verificando se tem mofos, paredes rachadas, objetos quebrados e que possam ser um potencial causador de acidades, observar se as escadas próximas as crianças têm portãozinho no início e final delas, se o berçário tem um chão muito escorregadio e os banheiros e cozinhas são bem organizados e higienizados.

É muito importante também saber a formação dos cuidadores, a experiência deles com crianças principalmente da mesma idade do seu bebê. Um ponto primordial é saber quantas crianças terão em sala (o recomendado são 3 crianças por cuidador), e entender como funciona a proposta pedagógica para as crianças do berçário e as propostas de atividades oferecidas que eles farão durante o dia.

para  escolher um berçário é importante ter cuidadores atenciosos como esta devidamente equipada banhando um bebê

Antes de escolher um berçario, agende uma visita.

No dia da visita, observe as outras crianças no berçário para compreender o comportamento delas, e tente identificar se elas tem um semblante feliz em estar lá ou não, perguntar se existe um período de adaptação para pais e filhos também é importante, se caso você achar necessário ficar algumas horas no início da transição, até que você e seu filho sinta-se confortável o suficiente para ficarem separados neste período.

Quer escolher um berçário sem medo?

Nós da Escola de Educação Infantil e Berçário – AVIVA nos preocupamos com cada um dos pontos citados acima e convidamos você para nos conhecer melhor, entender nossa proposta pedagógica e todas as dependências da nossa escola e berçário, reafirmando que a segurança e o bem estar do seu filho e o que nos move para fazer um trabalho cada vez melhor.