Como impor limites para o meu filho?

Mesmo que no início pareça difícil, impor limites não faz bem só para o seu relacionamento com o seu filho, mas também para o relacionamento do seu filho com outras pessoas.

Limite é a forma de mostrar para o seu filho que ele tem o espaço dele e que ele precisa respeitar o espaço do outro, inclusive seu, como pai e mãe.

Mas como impor limites?

Quem tem filho pequeno sabe o medo de não se sentir aceito e amado por eles, e por conta desse medo muitas vezes os pais perdem o propósito da educação, fazendo sempre o que a criança quer e não o que ela precisa fazer.

Dessa forma a criança cresce achando que todos ao seu redor vão às tratar iguais os seus pais a tratam, tornando essas crianças em adultos frágeis para enfrentar o mundo.

Então algumas formas de impor limites são:

Na base do diálogo, pois mesmo que as conversas levem um pouco mais de tempo para ter efeito, essa é a melhor maneira de ensinar o seu filho o poder de uma palavra, além de que nada na vida se resolve com agressões ou birras. Portanto incentive o diálogo com seu filho, mesmo que pareça repetitivo, isso vai se tornar parte da rotina dele.

A rotina também é uma forma de colocar limites no seu filho, como por exemplo: horário para fazer suas atividades, tanto para acordar, comer, assistir tv, usar a internet, tomar banho e dormir.

Ter uma rotina bem definida e disciplina ajuda a criança a entender os limites e dar valor ao seu próprio esforço em realizar as atividades que são obrigatórias e a também ser grato pelo tempo que ele terá em fazer as coisas que eles apreciam, compreendendo assim o valor da recompensa.

Sem subornos ou ameaças!

Outro ponto importante para impor limites é: sem suborno! O seu filho precisa aprender que o bom comportamento é o que você espera dele independente da situação, não só quando você oferece algo em troca.

Não diga ao seu filho que se ele não fizer birra na casa da avó, ou se ele parar de ver tv mais cedo para fazer lição de casa ele ganhará um prêmio por isso, ele tem que entender que essas são as obrigações dele como criança, pois todos temos reponsabilidades independente da idade.

impor limites para a criança sentada no sofá

Não ameace e lembre-se que tudo o que você faz com uma criança hoje tem impactos sérios ao longo prazo, e com ameaças você pode desenvolver nesta criança traumas prejudiciais aos seus relacionamentos tanto no presente quanto no futuro. E se caso você fizer uma ameaça e não cumprir correrá o risco de perder sua autoridade como pai e mãe.

E uma  dica muito importante e válida é: não questione a autoridade do seu parceiro em frente à criança, pois isso pode ser algo muito negativo para o desenvolvimento do seu filho.

Mesmo com discordâncias nos bastidores, os pais têm que encontrar uma forma de entrar em um consenso antes e passar uma decisão para a criança, pois dessa forma, ela não vai tentar tirar benefícios de um ou de outro e vai entender que a palavra de um, é o que vale para os dois. 

Se você gostou deste texto, entre na página do blog da Escola de Educação Infantil e Berçário – AVIVA, e leia mais dicas para ajudar no comportamento e desenvolvimento do seu filho.

Stories