elementos essenciais ao escolher uma escola infantil

10 elementos essenciais ao escolher uma escola infantil para seu filho

Escolher a escola infantil para seu filho estudar pode ser uma tarefa difícil e te causar diversas dúvidas. Afinal, com tantas opções de escolas pela cidade, como saber qual é a melhor opção para seu pequeno? Para que isso seja possível, você deve observar os elementos essenciais que são importantes para o ensino e desenvolvimento das crianças.

Hoje em dia existem diversas escolas infantis e grande parte delas oferecem um ensino de qualidade alinhado com os cuidados com a saúde e bem-estar das crianças, para que elas se desenvolvam bem desde pequenas. Mas isso não é tudo que você deve observar na hora de escolher a melhor instituição para matricular seu filho.

Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos uma lista com os 10 elementos essenciais para você ficar de olho antes de escolher a escolinha do seu pequeno. Confira!

10 Elementos Essenciais ao escolher uma escola infantil para seu filho

1- Alimentação

Apesar de muitos pais não se atentarem à alimentação das escolas, é muito importante saber o que seu filho consome fora de casa. E como ali é o segundo lugar que ele passará maior parte do tempo, a escolha dos alimentos oferecidos deve ser feita cuidadosamente, visando o bem-estar e saúde, além das necessidades de nutriente do bebê.

converse com os profissionais para verificar como é feita a alimentação dos alunos, especialmente bebês

Além de observar se a escola possui um nutricionista que fica responsável por elaborar o cardápio, você também precisa analisar se a escola tem estrutura para a introdução alimentar, especialmente se seu filho tiver menos de 4 meses, já que isso significa que ele começará a introdução na escola.

2- Valores e filosofia

A escola não somente transmite o conhecimento teórico para os alunos, mas também auxiliará na formação pessoal e no desenvolvimento das crianças. Isso significa que os valores e filosofia da instituição devem ser compatíveis com os da família do aluno. Do contrário, podem existir alguns conflitos com o passar do tempo.

Além do ensino de qualidade, fique de olho nos valores como inclusão, valorização da vida e respeito à diversidade.

3- Estrutura física

O ambiente escolar deve ter uma estrutura adequada para a prática de atividades físicas como playground, atividades extracurriculares propostas e aulas cotidianas. Se uma escola possui balé e natação como atividades extras, por exemplo, deve ter uma estrutura compatível que suporte a prática de cada uma delas.

Além disso, não deixe de avaliar se a instituição possui banheiros, cozinha e salas de aula adequadas com tudo o que as crianças precisam, especialmente no quesito segurança, ventilação e claridade.

Leia também O que é mais importante na Educação Infantil para os bebês e crianças?

4- Mensalidade

A mensalidade da escola é um fator importante na hora da escolha, já que ela deve ser compatível com a renda da família e estar de acordo com os benefícios oferecidos pela instituição.

As formas de pagamento também devem ser conversadas para que tudo esteja alinhado antes da matrícula.