Estrutura de um berçário, como encontrar o lugar ideal?

A primeira infância de uma criança é uma fase decisiva para o seu desenvolvimento e o ambiente que ela está é um divisor de águas para que ela possa crescer e evoluir de maneira segura e saudável. Por isso a estrutura de um berçário é um ponto muito importante a se avaliar quando chega o momento de matricular seu filho. Abaixo seguem pontos importantes para você ficar atento.

Estrutura de um berçário e localização

É Importante conhecer bem a região, saber se é um lugar seguro e bem sinalizado, onde você não irá se preocupar em deixar seu filho por algumas horas. De preferência onde tenha rondas escolares que controlem a velocidade dos carros que passam próximos do berçário.

O tamanho sugerido para o funcionamento de um berçário é de 200m² dependendo da quantidade de crianças, um ambiente com pisos aderentes e antiderrapante principalmente no espaço em que haverá crianças menores de dois anos, boa circulação de ar, e parte externa para recreação.

Estrutura de um berçário e salas

É fundamental ter mais de uma sala, entre salas de recreação, soneca e refeição. O que além de oferecer mais conforto e organização para as crianças ajuda na assimilação com a atividade que ela está a fazer.

Estrutura de um berçário e das salas de ativiades com cadeiras, mesas e denhos das criancas.

Se possível, o berçário deve separar as crianças por idade para assim ter a devida atenção, especialmente para aquela fase que ela está passando, pois poucos meses de diferença entre bebês pode ser algo muito discrepante em questão de habilidades, respeitando assim as particularidades.

Estrutura dos banheiros

Sem sombra de dúvidas, os banheiros são de extrema importância nessa etapa da vida dos bebês. Muitos deles estão na fralda ou iniciando o desfralde e por isso muitas das vezes temos aqueles pequenos “‘acidentes” que vêm seguidos de banhos, além da aprendizagem da escovação  e entre outros.

Estrutura de um berçário com um banheiro infantil e trocador

Então, fique atento em um banheiro bem higienizado com chuveiros e privadas infantis, onde seu filho se sinta confortável e seguro.

Estrutura da cozinha

A cozinha de um berçário precisa ser ser bem arejada, muito bem higienizada e deve ter muita organização para que seja possível armazenar muitos tipos diferentes de refeições já que a maioria das crianças estão começando a introdução alimentar e precisam de muita variedade de alimentos.

Duas crianças na cadeirinha de alimentação, uma delas com um prato com comida

É importante também que seja acompanhada de um nutricionista para garantir a armazenamento adequado de cada alimento. Pensando nisso a AVIVA, dispõe de uma equipe especializada em nutrição para cuidar de perto da alimentação das crianças.

Estrutura da área externa

Uma boa estrutura de um berçário na área externa é um ponto de muita importância, pois é lá que o seu filho passa a maior parte do tempo para realizar as atividades.

Estrutura de um berçário na area externa com um brinquedo de madeira contendo escorregador e balanco

Então é necessário um ambiente seguro com pisos antiderrapante por motivos de chuvas, que tenha parques pequenos que contenham balanços e escorregadores, além de outros brinquedos educativos.

Estrutura da brinquedoteca

E com toda a certeza uma brinquedoteca que siga basicamente as regras da área externa do berçário, com muitos brinquedos da faixa etária da criança que irá atender, como: brinquedos cognitivos, sonoros entre outros.

Estrutura de um berçário na brinquedoteca com mesas, livros e cadeiras coloridas

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.