no Quintal 7 cores os bebês podem realizar diversas atividades e aprender enquanto se divertem

Como desfraldar bebê que não fala? É possível ensinar crianças que ainda não aprenderam a falar a usar o banheiro?

Apesar de muitos acreditarem que não é possível desfraldar bebê que não fala, existem algumas técnicas que podem auxiliar o processo e torná-lo mais fácil. Isso porque a fala não é um requisito importante para o desfralde e você deve ficar atenta aos sinais que seu bebê está dando para entender se ele está pronto ou não.

Desfraldar o bebê é um processo que se inicia por volta dos 2 anos de idade, embora algumas crianças desfraldem ainda com 1 ano e meio e outras apenas depois dos 4 anos. Em ambos os casos é algo completamente comum, já que não existe uma idade certa para o desfralde.

Leia também Qual a melhor idade para o desfralde? Será que meu bebê está grande para usar fraldas?

Um erro muito comum nesse processo é acreditar que apenas bebês que já sabem falar podem pedir para ir ao banheiro, fazendo com que pais deixem de tirar a fralda dos filhos que ainda estão desenvolvendo a fala.

Para lhe auxiliar nesse processo, separamos algumas dicas para usar na hora de desfraldar bebê que não fala. Veja a seguir!

Como desfraldar bebê que não fala?

Tenha certeza que ele entende o que você fala

Muitos bebês que ainda não falam já entendem o que as outras pessoas lhe perguntam e dizem, e normalmente respondem balançando a cabeça ou apontando. Se o seu bebê não fala, mas já entende o que está sendo dito, é um ótimo começo para o desfralde. Mas caso ainda não consiga compreender o que você está falando e não te responda nem com gestos, ainda é muito cedo para tentar tirar a fralda.

se a criança entende o que você fala e consegue assimilar o que está ao seu redor, será mais fácil desfraldá-la
se a criança entende o que você fala e consegue assimilar o que está ao seu redor, será mais fácil desfraldá-la

Isso porque na hora de ensinar que ele deve fazer xixi no troninho e que ele precisa te pedir quando quiser ir ao banheiro, a comunicação pode não ser muito eficiente e ele pode acabar não entendendo o que deve ser feito. Como resultado, não vai conseguir assimilar o que está acontecendo e o que deve fazer.

Veja os sinais

Bebês que não falam, mas já estão prontos para o desfralde, demonstram sinais como:

  • sentem-se desconfortáveis quando fazem xixi e pedem para trocar a fralda com gestos;
  • vão atrás de móveis ou portas para fazer suas necessidades na fralda;
  • tiram a fralda sozinhos durante o dia;
  • ficam entre 2 e 3 horas com fralda limpa até fazer xixi tudo de uma vez e não faz xixi aos pouquinhos.

Se você identificar esses sinais e seu filho entender o que você está dizendo, é hora de começar o desfralde.

Deixe o bebê sem fralda durante algumas horas do dia

Para que ele se acostume com a cueca ou calcinha, você pode deixá-lo sem fralda durante o período da tarde e pedir para ele avisar quando quiser fazer xixi. Você também pode levá-lo de hora em hora para fazer suas necessidades no troninho e estimular que ele te avise que precisa ir ao banheiro.

Crie uma rotina

Depois de alguns dias deixando-o sem fralda no período da tarde, você pode começar a criar uma rotina para ajudar a criança a desenvolver o hábito de usar o banheiro. Para isso, leve o bebê para fazer xixi no troninho todo dia assim que ele acordar e depois das sonecas, 15 minutos depois do almoço e jantar, antes de dormir e pelo menos a cada 2 horas durante o dia.

Com isso, a criança começa a perceber que precisa ir ao banheiro para fazer as necessidades regularmente e vai começar a ir sozinha ou pedir a partir de gestos. 

Mas lembre-se: os escapes são naturais até mesmo em crianças que falam, então não sinta-se frustrada caso seu filho faça xixi no carpete ou sofá.

Leia também Como proteger o sofá no desfralde: dicas para proteger estofados e carpetes

Coloque roupas mais leves e fáceis de tirar

O mais indicado é que você faça o desfralde no verão, já que nessa estação transpiramos mais e a tendência é que façamos menos xixi, além das roupas serem mais leves e fáceis de tirar.

Roupas muito compridas podem levar algum tempo até que sejam removidas, o que pode fazer com que a criança não consiga segurar o xixi a tempo.

Você pode até mesmo deixar seu filho só de cueca ou calcinha em dias muito quentes, o que ajuda a refrescar e também na hora de usar o troninho.

Converse com o bebê

Mesmo que ele não fale, se ele entende o que você fala você pode conversar com o bebê e explicar para o que o troninho ou vaso servem e mostrar como ele deve fazer. Se seu filho for menino você pode pedir para seu parceiro levá-lo junto para mostrar como se faz xixi, se for menina você pode levá-la com você para que ela se habitue com a forma de fazer suas necessidades.

Além disso, lembre-se de sempre falar com a criança e estimular que ela te avise quando sentir vontade de ir ao banheiro com gestos.

Não espere ele pedir ou pergunte se ele quer ir ao banheiro

Um erro comum de pais que estão desfraldando o bebê é perguntar se ele quer ir ao banheiro ou esperar ele pedir. Nos primeiros dias isso dificilmente vai acontecer, e quando você perguntar se ele quer fazer xixi, ele provavelmente dirá que não.

no início do desfralde não é recomendado esperar o bebê pedir para fazer xixi
no início do desfralde não é recomendado esperar o bebê pedir para fazer xixi

O ideal é levar a criança até o banheiro e estimular que ela aprenda a pedir, mas nunca forçando caso ela não queira fazer as necessidades no troninho e nem esperando mais que 2 horas. Caso ela não tenha pedido durante esse período, leve-a até o banheiro para que ela faça xixi e avise que você está levando-a ali para que ela faça suas necessidades.

Leia também 7 ações que não se deve fazer no desfralde e que atrapalham o processo

Elogie

Elogie sempre que seu filho fizer as necessidades no troninho ou vaso, mas lembre-se de nunca dar broncas quando ele deixar xixi escapar no sofá. Parabenizar pela conquista fará com que ele se sinta orgulhoso e queira te deixar orgulhosa, o que estimula que ele faça novamente as necessidades no lugar certo da próxima vez.

Mas, em contrapartida, dar broncas fará com que ele fique com traumas de fazer as necessidades podendo até mesmo fazer com que ele segure o xixi e coco, resultando em problemas de saúde sérios como a prisão de ventre.

Caso ele deixe as necessidades escaparem pela casa, diga que está tudo bem, mas que ali não é o local certo para fazer xixi e que da próxima vez ele deve te chamar para ir até o banheiro.

Estimule seu filho a pedir para ir ao banheiro

Embora nos primeiros dias seja necessário levá-lo até o banheiro de hora em hora, você deve estimular o pequeno para que ele te avise que está com vontade de fazer suas necessidades. Do contrário, ele não conseguirá identificar quando precisa ir até o banheiro e vai deixar o xixi escapar sempre que você esquecer de levá-lo. 

Por isso é muito importante que ao desfraldar bebê que não fala, ele entenda o que você diz e saiba se comunicar com gestos.

Agora que você aprendeu a como desfraldar bebê que não fala, use nossas dicas e não se esqueça de que, independente se o bebê fala ou não, é necessário fazer o desfralde no tempo da criança. Do contrário, mesmo que ele já saiba falar, o processo será mais difícil e em muitos casos você terá que regredir e esperar mais um pouco até que ele consiga entender o que está acontecendo.

Você já pensou em matricular seu pequeno em uma escola infantil? Conheça o site da Aviva e veja todos os benefícios que a escola oferece para os pequenos!

Stories