Adaptação escolar: como os pais se adaptam a essa nova fase?

Adaptação escolar: como os pais se adaptam a essa nova fase? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava destaca a importância da família se inserir no processo de adaptação, considerando que também é uma fase nova e repleta de inseguranças para os adultos. Ela ressalta como a conversa com os professores e outros pais pode ajudar nesse momento.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Gostaria de aproveitar este momento para deixar uma mensagem especial aos pais, especialmente àqueles que estão atualmente no processo de escolher uma escola para seus filhos e preocupados com a adaptação.

É importante destacar que a adaptação não se aplica apenas às crianças; pais e mães também passam por esse processo. Reconhecer isso alivia um grande peso. Quando menciono que uma família está se adaptando, vejo a emoção transbordar, pois é um sentimento que, muitas vezes, reprimimos e guardamos por sermos adultos.

Estamos acostumados com novidades, mas quando se trata de nossos filhos, especialmente se for o primeiro a ingressar na escola, podemos nos sentir perdidos e inseguros.

Curiosamente, há situações em que percebemos que nossos filhos estão se adaptando muito bem, e nós, não. Isso pode ser confuso. Portanto, é essencial colocar-se no lugar de quem está se adaptando e entender que é um processo que também lhe pertence. Busque apoio nas pessoas ao seu redor. Se a angústia sobre o tempo de adaptação surgir, lembre-se de que há outras mães na escola que já passaram por isso e estão dispostas a ajudar e conversar com você.

É incrível ver mães apoiando umas às outras. Pessoalmente, como mãe, passei por um período de adaptação e, mesmo estando imersa no contexto escolar, enfrentei dificuldades, porque era eu ali, na posição de mãe da Manu, e não apenas como coordenadora.

Assim, quando uma mãe compartilha sua experiência, dizendo “Eu já passei por isso”, isso é verdadeiramente valioso. Lembro-me de uma mãe que, após um mês observando sua filha se adaptar, começou a tranquilizar outra mãe, garantindo-lhe que tudo ficaria bem.

Esse processo de adaptação é construído conjuntamente pela escola e pela família; não é algo que se faz isoladamente. É vital que a família se veja como parte desse processo, vivenciando cada momento com a intensidade que ele requer. Afinal, nem sempre somos fortes ou estamos bem, e é saudável permitir que nossos filhos vejam essa nossa vulnerabilidade.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.