Como Funciona o Processo de Adaptação Escolar na Aviva
Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava explica como é realizado o processo de adaptação escolar, abrangendo a entrevista prévia, a comunicação com a família e a apresentação gradual do novo ambiente para a criança.
Sobre a verônica
Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.
A entrada na escola é um momento marcante para toda a família. Na Escola Aviva, esse processo é tratado com sensibilidade, planejamento e diálogo. Mais do que simplesmente receber a criança em sala de aula, a adaptação é entendida como um tempo de construção de vínculos, confiança e segurança, tanto para os pequenos quanto para seus responsáveis.
Conversamos com Verônica D’Allava, responsável pedagógica da Aviva, que compartilhou como essa fase acontece na prática. A seguir, organizamos os principais pontos abordados no episódio do Avivacast sobre esse tema fundamental.
A adaptação começa antes do primeiro dia
Na Aviva, o processo de adaptação é planejado ainda antes da criança pisar pela primeira vez na escola. Tudo começa com uma entrevista com os responsáveis, na qual a equipe pedagógica busca conhecer o contexto familiar, a rotina da criança e suas particularidades. Essa escuta ativa é essencial para personalizar a forma como a adaptação vai acontecer.
Mas, como explica Verônica, o momento em que a criança entra efetivamente na escola marca o início prático da adaptação, e esse começo precisa ser leve e gradual.
Início gradual: uma hora por dia na primeira semana
Nos primeiros dias, a Aviva adota uma rotina cuidadosamente pensada: a criança frequenta a escola por apenas uma hora por dia na primeira semana.
Essa hora é suficiente para que a criança explore o novo ambiente, se sinta acolhida e vá assimilando aos poucos tantas novidades. Evita-se, assim, uma sobrecarga emocional. “A escola é como um parque novo. No primeiro dia, tudo é encantador. Se a criança ficar muitas horas, pode se cansar, e no dia seguinte já não querer voltar”, explica Verônica.
Ao reduzir o tempo de permanência, a escola permite que a criança associe a experiência escolar a algo positivo, curioso e seguro.
A presença da família durante o processo
Um dos diferenciais da adaptação na Aviva é o convite para que os familiares participem ativamente da rotina escolar no início. No primeiro dia, e muitas vezes nos dias seguintes, os responsáveis acompanham a criança dentro da sala.
Esse momento vai muito além de simplesmente “estar por perto”. A família observa como é o funcionamento da sala, como a professora se comunica com as crianças, como media conflitos, organiza as atividades e lida com situações emocionais.
“Tem mães que até querem acolher outras crianças que estão chorando, porque é instintivo”, conta Verônica. “Mas a proposta é que elas observem, que estejam ali como apoio, não como parte ativa da dinâmica da turma.”
Um processo orgânico e respeitoso
Uma das perguntas mais comuns dos pais é: “Mas quando eu devo sair da sala?”
Essa saída não acontece de forma brusca nem imposta. Ela é construída de maneira orgânica e individualizada, com base na evolução da criança e nas conversas com a equipe pedagógica. O processo leva em conta as reações da criança e o vínculo que vai sendo formado com o novo ambiente.
Verônica explica com leveza como essa separação vai acontecendo: “Primeiro, sugerimos que o responsável tome um café na recepção. Se precisar, chamamos. Depois, ele pode ir até a padaria. E, finalmente, pode ir para casa. Mas sempre com a certeza de que, se a criança precisar, nós vamos entrar em contato.”
Essa transição é marcada por pequenas conquistas, que fortalecem a confiança da criança e também da família. Quando o vínculo com a escola se solidifica, a criança passa a explorar o espaço com segurança, mesmo sem a presença constante dos pais.
A importância da escuta e da parceria com as famílias
Todo o processo de adaptação na Aviva é construído em parceria com a família, respeitando os tempos e as necessidades de cada criança. Não há fórmulas rígidas nem pressa. Cada etapa é acompanhada com cuidado pela equipe pedagógica, que mantém um canal aberto de comunicação com os responsáveis.
Ao convidar os pais a conhecerem a rotina escolar e participarem desse momento de transição, a Aviva promove uma experiência mais segura, empática e respeitosa, tanto para os pequenos quanto para os adultos.
Adaptação como processo de construção de vínculos
Na essência, o processo de adaptação escolar na Aviva não é apenas uma questão de acostumar a criança a um novo espaço. É, acima de tudo, um processo de construção de vínculos, com os educadores, com o ambiente, com os colegas e com a nova rotina.
Essa construção só é possível quando há tempo, escuta, presença e respeito. E é exatamente isso que a Aviva oferece: uma adaptação humanizada, afetiva e cuidadosamente planejada para que cada criança se sinta acolhida, segura e pronta para crescer.
Se você está vivendo essa fase com seu filho, saiba que não está sozinho. A equipe da Aviva está ao seu lado para tornar essa experiência o mais leve e positiva possível.
Conheça a AVIVA
A Escola de Educação Infantil e Berçário AVIVA está presente na primeira infância do seu filho, a fase mais importante da vida dele. Incentivamos os estímulos sensório-motores como forma de experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, a socialização, o pensamento crítico e a linguagem.
Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais das crianças, além de diversas atividades como o balé, o judô, o teatro, a música e um programa bilíngue completo, que oferecem muitos benefícios para o desenvolvimento delas, como da autoestima, coordenação motora e concentração.