Como funciona a metodologia de adaptação e ensino da AVIVA?

Como funciona a metodologia de adaptação e ensino da AVIVA? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como funciona a metodologia de ensino da AVIVA com o objetivo de promover o melhor desenvolvimento possível das crianças. Ela detalha quais correntes educacionais norteiam a metodologia e como os princípios da psicomotricidade são aplicados no ambiente de convívio das crianças.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Que interessante, Verônica. Deixe-me perguntar: quando fui observar a adaptação na escola, acabei fazendo várias perguntas à professora, querendo entender tudo sobre o processo. Parecia aquele pai chato que começa a perguntar um monte de coisas que não questionou antes da matrícula.

Como funciona essa comunicação sobre a metodologia da escola, tanto no período de adaptação quanto em outros momentos?

As famílias sempre têm curiosidade, não é? Elas querem saber como seu filho vai aprender. Mesmo durante a adaptação, querem ter certeza de que fizeram a melhor escolha para seu filho.

Elas me perguntam, por exemplo, “Verônica, não entendi, por que esse brinquedo está aqui?” Algo que sempre reforço é: “Qualquer dúvida, me pergunte. Não deixe uma pequena questão se transformar em um grande problema”, porque isso pode se acumular.

Eu explico que a Viva segue a abordagem sócio-interacionista, mas também se inspira em grandes nomes como Loris Malaguzzi, Emília Ferreiro e Emmi Pikler, que têm contribuições significativas, especialmente para as crianças menores.

Cada ação e objeto tem importância dentro da sala de aula

Por exemplo, em uma sala de aula, explicamos que cada brinquedo ao redor tem um propósito, pensando na motricidade da criança. Temos brinquedos que estimulam o levantar, o arrastar-se, como rampas e túneis, demonstrando que há uma intencionalidade por trás de cada escolha.

Esclareço às famílias que atividades como encaixar peças ou construir são consideradas conteúdos educativos, assim como jogos de imitação, que ensinam habilidades sociais e emocionais. Isso faz parte do nosso processo educativo desde os primeiros anos, preparando as crianças para atividades futuras, incluindo a escrita e o desenvolvimento de habilidades leitoras.

Durante a adaptação, é importante que as famílias entendam o processo educativo na Viva, para além dos momentos de choro ou angústia. Há preocupações sobre o aprendizado, especialmente quando não é evidente o que está sendo ensinado.

Eu valorizo a oportunidade de explicar as inspirações pedagógicas da Viva e como isso se reflete no desenvolvimento de cada faixa etária.

Portanto, a adaptação envolve também a família, ajudando-a a compreender como a criança aprende na Viva. Essas conversas são fundamentais para construir uma parceria entre escola e família, sempre à disposição para dialogar sobre nossas práticas e ver o incrível desenvolvimento das crianças.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.