Quanto Tempo Leva a Adaptação Escolar?

Quanto Tempo Leva a Adaptação Escolar? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica quanto tempo em média leva para a criança se adaptar à escola, mas esclarece que cada criança é única e é preciso respeitar o processo gradual de cada uma.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

E, em média, quanto tempo leva a adaptação escolar das crianças? Um dia, uma semana, um mês? Como funciona?

Prefiro não estabelecer um tempo específico, principalmente quando falamos de adaptação. Na primeira semana, há crianças que parecem não sentir falta da família. Alguns pais comentam surpresos que seus filhos nem pareciam querer saber deles.

Isso ocorre porque, para as crianças, a escola é um ambiente novo e excitante, cheio de oportunidades para brincar e explorar, como se estivessem em um grande quintal, lembrando os quintais das casas das avós.

A segunda semana pode ser mais desafiadora, pois a criança começa a perceber que a escola fará parte de sua rotina diária, e que estará sob os cuidados de alguém que não é um membro da família.

Essa mudança pode ser mais sentida na segunda ou terceira semana. Por isso, enfatizo para as famílias a importância de considerar o primeiro mês como um período de adaptação. Se necessário, continuamos com o horário gradual na segunda semana, ajustando conforme a necessidade da criança.

Existe algum tempo médio?

É difícil definir um prazo exato, como uma semana ou um mês, pois cada criança é única. Mesmo dentro de uma mesma família, irmãos podem ter processos de adaptação distintos.

Entendemos que muitos pais têm compromissos profissionais, então é importante que, no mínimo, reservem uma semana para se dedicarem a esse processo de adaptação.

Durante a entrevista inicial, discutimos quem acompanhará a criança na adaptação, seja o pai, a mãe, ou outra pessoa próxima. É crucial que, se possível, seja sempre a mesma pessoa durante o processo para manter a consistência.

No entanto, é permitido alternar entre os pais, dependendo da situação. Por exemplo, algumas mães podem levar a criança apenas no primeiro dia para experimentar o momento, mas optam por não ir nos dias seguintes se as despedidas forem especialmente difíceis. Nessas situações, pode ser que a presença do pai (ou vice-versa) torne a despedida mais tranquila.

Permitir que a criança se despeça tanto do pai quanto da mãe ajuda-a a encontrar a forma mais confortável de lidar com essas despedidas, que podem ser muito desafiadoras.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.