Como Funciona o Processo de Adaptação Escolar na Aviva.

Como Funciona o Processo de Adaptação Escolar na Aviva | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava explica como é realizado o processo de adaptação escolar, abrangendo a entrevista prévia, a comunicação com a família e a apresentação gradual do novo ambiente para a criança.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

O processo começa com essa entrevista inicial com os pais, mas a adaptação de fato se inicia quando o aluno entra na escola, ou seja, nos primeiros dias. Nesta fase, já acordamos com a família um horário gradual durante essa entrevista.

Optamos por uma hora por dia na primeira semana, ajustando-nos às necessidades da criança. É crucial adotar essa abordagem gradual porque, para a criança, a escola é um ambiente novo e excitante.

Fazê-la ficar por um período longo logo no primeiro dia, trazendo muitas novidades de uma vez, pode ser cansativo e até desencorajador para o dia seguinte. Portanto, introduzimos novidades aos poucos, considerando que são muito jovens para serem inseridos de imediato em um mundo repleto de novidades.

O papel dos pais no processo de adaptação escolar

Neste contexto, os pais desempenham um papel crucial, estando presentes desde o início. Na Viva, incentivamos as famílias a participarem ativamente da rotina escolar. No primeiro dia, durante essa primeira hora, as famílias entram na sala de aula para entender realmente o que seu filho fará na escola.

Fornecemos um manual para que saibam exatamente o que esperar, incluindo onde se sentar para observar como a professora interage com as crianças e como lida com a resolução de conflitos, por exemplo.

Embora seja natural que os pais queiram intervir, especialmente quando veem uma criança chorando, eles são convidados a observar. Assim, durante essa semana inicial, acompanharão de perto todos os momentos junto com o grupo, o que é uma experiência enriquecedora.

Os pais devem estar presentes no primeiro dia por uma hora, e esse tempo vai aumentando gradualmente até que a criança esteja completamente adaptada. Muitas famílias questionam sobre o momento certo para sair da sala, preocupadas que seu filho nunca permitirá que partam.

Observamos que a transição ocorre de forma muito natural e orgânica. A criança começa a se sentir segura, permitindo que a família se afaste gradualmente.

Costumo brincar com eles sobre o processo: inicialmente, peço que tomem um café na recepção, depois podem ir até a padaria e, eventualmente, voltar para casa, assegurando-lhes que entrarão em contato se necessário.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.