O que é a Adaptação escolar e qual a Metodologia da AVIVA.

O que é a Adaptação escolar e qual a Metodologia da AVIVA | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica o que de fato é a adaptação escolar e qual é a metodologia da escola Aviva para garantir que essa fase ocorra da melhor forma possível para as crianças e suas famílias.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Conte-nos mais sobre o que é essa adaptação escolar e, principalmente, os diferenciais da Viva nesse processo.

É interessante quando falamos de adaptação considerarmos o que esperamos desse processo. Se olharmos para a etimologia da palavra, veremos que adaptação envolve se encaixar ou acomodar a algo. Porém, ao considerar a individualidade da criança, percebemos que não é possível ela simplesmente se encaixar.

Portanto, pensamos em um processo de adaptação que acolha tanto a criança quanto a família. Esse processo começa com a família e, posteriormente, envolve a criança.

E o que vocês fazem? Realizam uma entrevista com a família?

Exatamente. Assim que a criança é matriculada, convidamos a família para um bate-papo com a coordenação. Cada coordenadora, de cada unidade da Viva, se reúne com a família para conhecer a história da criança: seu desenvolvimento motor, comunicação, preferências, como ela brinca, como se alimenta, entre outros aspectos.

Uma pergunta que deixa os pais curiosos é quando indagamos sobre como a criança brinca. Por exemplo, se ela gosta de carrinhos, perguntamos de que maneira brinca, pois há nuances que podem passar despercebidas no dia a dia. Isso nos ajuda a conhecer verdadeiramente a criança que está chegando na Viva.

Que interessante! Então, o processo começa com a entrevista dos pais?

Sim, e durante essa entrevista, além de conhecermos a criança, também fornecemos à família um manual de adaptação.

Explicamos o papel da família nesse processo, pois a história da criança na Escola Viva é construída não apenas pelo vínculo com a professora, mas também com a contribuição da família, trazendo o repertório da criança e dialogando com a professora e a coordenação. Assim, construímos juntos essa nova etapa.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.