Como Funciona a Metodologia de Adaptação e Ensino da AVIVA? | AvivaCast 03
Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como funciona a metodologia de ensino da AVIVA com o objetivo de promover o melhor desenvolvimento possível das crianças. Ela detalha quais correntes educacionais norteiam a metodologia e como os princípios da psicomotricidade são aplicados no ambiente de convívio das crianças.
Sobre a verônica
Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.
A escolha da escola ideal para a primeira infância vai muito além da infraestrutura ou da localização. Os pais querem saber, com razão: como meu filho vai aprender aqui? No episódio 3 do Avivacast, gravado com a coordenadora pedagógica Verônica D’Allava, mergulhamos no coração do projeto educativo da AVIVA. Com base nesse bate-papo inspirador, organizamos abaixo os principais pilares que explicam como funciona a adaptação e o ensino na nossa escola.
A adaptação: um processo construído junto com a família
Na AVIVA, entendemos que o processo de adaptação não é apenas da criança. É da família inteira. Verônica explica que os pais chegam com muitas perguntas, e que isso é absolutamente natural e bem-vindo. Durante esse período, muitos pais querem entender cada detalhe: o que é aquele brinquedo? Por que a sala é organizada daquela maneira? Como a criança será acolhida emocionalmente?
Essa curiosidade é saudável e esperada. Afinal, deixar um filho em um ambiente novo é um grande passo. Por isso, na AVIVA, estimulamos a comunicação contínua entre famílias e equipe pedagógica, desde o primeiro dia.
“Toda dúvida, me pergunta. Não deixa algo pequeno virar algo grande, porque vai acumulando”, comenta Verônica no episódio.
A escuta ativa, o diálogo transparente e a abertura para acolher os sentimentos das famílias são elementos centrais da nossa proposta de adaptação.
Uma escola com intencionalidade: cada espaço ensina
Muitas vezes, quando não se vê uma apostila ou uma lista de atividades pendurada na parede, vem a pergunta: “Mas o que meu filho está aprendendo?” E a resposta, na AVIVA, está em cada detalhe do ambiente e das interações.
Verônica explica que cada brinquedo, cada objeto e cada organização espacial tem uma intencionalidade pedagógica. Um túnel no meio da sala? Não está ali por acaso. Ele foi pensado para estimular a motricidade ampla. Um cantinho com bonecas? Ali se trabalha linguagem, imitação, simbolização, afeto.
“Tudo que está ali tem uma intencionalidade. O encaixe é um conteúdo. A construção é um conteúdo. Até um jogo de imitação, como fazer uma boneca dormir, também é”, afirma Verônica.
Assim, mesmo nas turmas de berçário, já se trabalha o desenvolvimento de habilidades que, mais tarde, farão diferença para a formação de leitores e escritores, como o comportamento leitor, a coordenação motora fina e a escuta atenta.
Uma base pedagógica sólida e inspiradora
A AVIVA se identifica com a abordagem sócio-interacionista, que entende a aprendizagem como um processo construído nas interações com os outros e com o ambiente. Mas não para por aí. Nossa escola também se inspira em grandes nomes da pedagogia moderna:
- Reggio Emilia (Loris Malaguzzi), com sua proposta de escuta ativa da criança e ambientes que provocam curiosidade;
- Emilia Ferreiro, com sua contribuição no campo da psicogênese da linguagem escrita;
- Emmi Pikler, que reforça a importância do movimento livre e do respeito ao tempo de cada criança.
Essa combinação de influências é o que guia nossa prática pedagógica. Ela nos ajuda a olhar para cada faixa etária com sensibilidade, reconhecendo que o brincar é a linguagem da criança, e também a forma mais potente de aprendizagem.
Educação como construção: a participação da família é fundamental
Escolher uma escola não é só escolher um prédio. É escolher um projeto de mundo, uma forma de ver a infância. E, como lembra Verônica, essa escolha se constrói com tempo, troca e confiança.
Ao entender o que está por trás de cada proposta da AVIVA, as famílias se sentem mais seguras, não só para deixar os filhos, mas para participar ativamente do processo educativo. Essa parceria é cultivada desde o início.
“É muito bom falar do que a gente acredita, do que a gente vivencia. E é incrível ver como as crianças se desenvolvem”, conclui Verônica.
Na AVIVA, acreditamos que aprender é um ato de vínculo, escuta e afeto. E tudo começa ali, no primeiro contato, na primeira conversa, no primeiro dia de adaptação. Estamos aqui para caminhar junto com as famílias e mostrar que, sim, seu filho está aprendendo, com alegria, respeito e intenção.
Conheça a AVIVA
A Escola de Educação Infantil e Berçário AVIVA está presente na primeira infância do seu filho, a fase mais importante da vida dele. Incentivamos os estímulos sensório-motores como forma de experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, a socialização, o pensamento crítico e a linguagem.
Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais das crianças, além de diversas atividades como o balé, o judô, o teatro, a música e um programa bilíngue completo, que oferecem muitos benefícios para o desenvolvimento delas, como da autoestima, coordenação motora e concentração.