A criança pode regredir na adaptação escolar?

A criança pode regredir na adaptação escolar? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica que, mesmo após a primeira semana de adaptação, pode acontecer de a criança precisar que os pais voltem, para que ela consiga realmente se adaptar. Ela também destaca por que é fundamental que este processo seja realizado de forma confortável para a criança.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Muitas pessoas me questionaram sobre possíveis dificuldades que podem surgir durante a adaptação. Por exemplo, alguém me perguntou: “Se eu faço a adaptação na primeira semana e depois preciso voltar, isso é possível? Como funciona?”.

Pode ser necessário que a família retorne à escola, e isso faz parte do cuidado com o que a criança precisa. Por exemplo, no dia em que a criança vai passar mais tempo na escola, especialmente se for um dia integral pela primeira vez, ela pode sentir mais cansaço ou até mesmo dormir pela primeira vez na escola. Essas são as novidades que precisamos gerenciar cuidadosamente.

Assim, instruo as famílias a irem para casa, mas com o alerta de que o celular deve estar com o volume no máximo, pois posso precisar ligar. Se a criança tiver dificuldades, como não conseguir dormir na hora da soneca, eu entrarei em contato para que a família possa ajudar.

Durante a adaptação, e quando as famílias estão presentes na sala, todas as “primeiras vezes” são feitas por elas: a primeira troca de fraldas, a primeira ida ao banheiro, a primeira refeição na escola e o primeiro sono.

Isso permite que a educadora observe como a família interage com a criança e entenda suas preferências, facilitando a transição para quando for a vez da educadora assumir essas tarefas, pois cada criança reage de maneira única a diferentes cuidadores.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.