Qual a forma correta de escovar os dentes da criança ou bebê?

Qual a forma correta de escovar os dentes da criança ou bebê? | Dra. Juliana Frigo

No vídeo abaixo você confere um trecho da live realizada com a Dra. Juliana Frigo que responde, de forma clara e objetiva, perguntas recorrentes no dia a dia dos pais sobre Odontopediatria. Nesse vídeo, a Dra. Juliana responde a respectiva pergunta: Qual a forma correta de escovar os dentes da criança ou bebê?

Veja também: O uso de fio dental também é indicado para crianças?

Como ensinar a criança a escovar os dentes?

Ensinar uma criança a escovar os dentes é uma tarefa importante e que deve ser iniciada desde cedo. A higiene bucal é fundamental para a saúde dos dentes e para prevenir problemas como cáries e doenças gengivais. Aqui estão algumas dicas úteis para ensinar a criança a escovar os dentes de forma eficaz e divertida.

1. Comece cedo: Comece a escovar os dentes do bebê assim que aparecerem os primeiros dentes. Isso ajudará a acostumar a criança com a escovação e torná-la um hábito diário.
  2. Escolha a escova certa: Escolha uma escova de dentes adequada para a idade da criança e com cerdas macias. Mostre à criança como segurar a escova e incentivá-la a fazer movimentos circulares suaves na superfície dos dentes.
  3. Use a quantidade certa de creme dental: Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor para crianças. A quantidade recomendada é de cerca de um grão de arroz para bebês e de um tamanho de ervilha para crianças maiores.
  4. Demonstre a escovação: Mostre à criança como escovar os dentes de forma adequada. Use movimentos circulares suaves nas superfícies dos dentes e da gengiva. Explique a importância de escovar todas as áreas da boca, incluindo a língua e a parte interna das bochechas.
  5. Faça da escovação um momento divertido: Faça da escovação um momento divertido para a criança. Cante uma música ou conte uma história enquanto escova os dentes. Isso ajudará a criança a associar a escovação com algo agradável.
  6. Estabeleça uma rotina: Estabeleça uma rotina diária para a escovação dos dentes. Isso ajudará a criança a se acostumar com a ideia de escovar os dentes todos os dias. Estabeleça um horário específico, como após o café da manhã e antes de dormir.
  7. Supervisione a escovação: Supervisione a escovação da criança até que ela seja capaz de fazê-lo sozinha. Certifique-se de que ela está escovando todas as áreas da boca corretamente e usando a quantidade certa de creme dental.

Ensinar a criança a escovar os dentes é uma tarefa importante, mas também pode ser divertida e gratificante. Com essas dicas, você pode ajudar a estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal que durarão toda a vida.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.