Placa escrita dia das crianças.
|

Qual a origem do dia das crianças e quando é comemorada?


O Dia das Crianças é comemorado anualmente no dia 12 de outubro. Toda criança aguarda ansiosamente pelo seu dia, ano após ano, e mesmo quando nos tornamos adultos dificilmente esquecemos dessa data.

Seja pela saudade da infância, por ter crianças na família ou mesmo por se tornarem pais, essa é uma data que dificilmente passa em branco.

Apesar de ser extremamente popular, e ser marcada todos os anos nas escolas, na mídia e nos eventos pelos estabelecimentos focados no público infantil pelas cidades, são poucas as pessoas que conhecem a origem dessa data tão especial.

Para mudar isso reunimos nesse texto algumas das informações mais importantes sobre a origem do dia das crianças e porque ela é comemorada no dia 12 de outubro.

Qual é a origem do dia das crianças?

O dia das crianças é uma data muito aguardada por qualquer criança, seja pelos presentes, pelos eventos ou mesmo pela expectativa que se cria na mídia e na escola.

O que poucos sabem é que essa comemoração já existe a quase cem anos no Brasil, mesmo que sua importância e até mesmo o dia em que é comemorada tenha mudado um pouco com o tempo.

A origem do dia das crianças foi registrada no ano de 1924, através de uma proposta feita pelo deputado Galdino do Valle Filho, um médico e político brasileiro que atuou como deputado estadual e deputado federal.

Criança fazendo coração com as mãos pintada com tinta colorida.

A proposta feita por esse deputado foi oficializada pelo presidente da época, o Arthur Bernardes, que governou o país de 1922 a 1926.

No início o Dia das Crianças era comemorado no dia 5 de novembro, mas, mesmo com a oficialização da data, ela era pouco lembrada ou lhe era dada pouca importância pela população em geral.

Essa aparente indiferença pela comemoração durou cerca de três décadas, só se modificando realmente entre 1955 e 1960, mas isso graças a um fator comercial, e não governamental.

A participação da Estrela e da Johnson & Johnson na popularização da data

É provável que não exista hoje no Brasil nenhuma criança ou adulto que não tenha sido dono, ou ao menos tido contato, com um dos brinquedos da empresa Estrela.

Com o posto de ser a fábrica de brinquedos mais tradicional do país a Estrela foi fundada em 1937 no Brasil, pelo alemão Siegfried Adler.

Na época ele viu em uma pequena fábrica de bonecas, que estava prestes a fechar, uma oportunidade de negócio, o que levou a comprá-la.

Bonecas de pano.

Seu primeiro brinquedo foi uma boneca de pano, com uma cabeça de massa, e que tinha um tamanho total de 38 centímetros.

Com os anos ela se tornou a criadora de brinquedos extremamente populares em terras brasileiras, como a Susi, o Banco Imobiliário, o Auto-Rama, e os bonecos Falcon, licenciados da linha G.I. Joe, uma linha de bonecos de ação americana.

Já a Johnson & Johnson é uma empresa americana que foi fundada em 1886, mas que chegou ao Brasil apenas em 1933.

Com enfoque na produção de itens farmacêuticos, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene a empresa foi crescendo mais e mais, e se tornando reconhecida pelo mundo todo através dos seus produtos.

É o caso do curativo Band-Aid, o analgésico Tylenol, o protetor solar Sundown, o enxaguante bucal Listerine, entre tantos outros.

E em meio a tantos produtos médicos e de higiene diária a empresa começou também a investir em produtos feitos exclusivamente para o público infantil, como shampoos, condicionadores, talcos, fraldas e hidratantes que possuem em sua composição ingredientes mais seguros para os pequenos.

Com o tempo a Johnson & Johnson acabou se tornando uma referência reconhecida pelo público em geral em produtos da área, tendo inclusive marcado a mente de algumas gerações com seus comerciais que traziam bebês neles.

Mas afinal, o que essas duas marcas tem a ver com a dia das crianças? A resposta é tudo, ao menos na forma como conhecemos essa data hoje em dia.

Como citado anteriormente, apesar de ter sido oficializada como o dia nacional das crianças, essa data era pouco conhecida pela população.

Algo que começou a mudar entre 1955 e 1960, exatamente quando o diretor comercial da Estrela criou o que, na época, era chamada de “Semana do Bebê Robusto”.

Essa foi uma campanha publicitária que tinha como objetivo aumentar as vendas da já consolidada fábrica de brinquedos, utilizando-se de uma data que já existia.

Um pouco mais tarde isso foi adotado também pela Johnson & Johnson, e a forma como o marketing funcionou tão bem, ajudando tanto nas vendas como a tornar muito mais popular a comemoração, acabou fazendo com que o dia oficial mudasse para o dia 12 de outubro, data que permanece até hoje.

Dia das crianças: Marketing ou mensagem social?

Pouco se sabe sobre quais foram as motivações do deputado Galdino do Valle Filho ao propôr um dia nacional especialmente para as crianças.

Mas, em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, ficou instituído que esse seria um dia não apenas de comemoração, mas também de conscientização.

A ideia era conscientizar a população geral sobre a importância da maternidade, infância e adolescência, assim como lembrar os direitos das pessoas nessas três circunstâncias.

Crianças brincando de esconde-esconde.
As crianças são a esperança para o futuro, o sorriso do mundo e a alegria da vida!

Apesar desse objetivo ter claramente um viés muito mais social, foi apenas em 1955, quando duas empresas que visavam vender mais de seus produtos focados em um público infantil, se envolveram que a data se tornou realmente popular.

Isso acaba demonstrando que, ao menos aqui no Brasil, essa data acaba sendo majoritariamente lembrada pelo seu poder comercial, mas isso não tira dela sua importância ou até mesmo o uso para lembrar de sua mensagem social.

Família tirando foto.
Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a

Inclusive, a importância de se existir um dia especialmente para isso, se prova no fato do órgão de importância global, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), ter estipulado ela mesma um dia das crianças mundial, o dia 20 de novembro.

O objetivo é justamente lembrar ao mundo aquilo que está descrito no decreto feito a oficialização da data, coisas como o direito fundamental de qualquer criança ou adolescente a cuidados básicos como alimentação, amor e educação.

O dia das crianças é universal?

O Brasil é sem dúvidas um dos primeiros países a oficializar um dia para as crianças, mas ele não é o único de forma alguma.

Cada nação possui sua própria data, mesmo que suas origens e motivos sejam diferentes em cada ponto do globo.

Por exemplo, na China e no Japão existem dias diferentes para homenagear meninos e meninas, sendo o dos meninos no dia 5 de maio e das meninas no dia 3 de março.

Já em Moçambique a origem da data tem um teor triste, porém que o torna ainda mais importante: no dia 1 de julho de 1943 forças nazistas assassinaram de forma cruel um grupo de crianças no país.

A partir de então essa data passou a ser usada para lembrar desse momento terrível, mas também para pensar no quanto as crianças devem ser protegidas e cuidadas.

Na Nova Zelândia o momento das crianças é lembrando sempre no primeiro domingo de março, mas isso nada tem a ver com fins comerciais, mas sim com a ideia da família passar algum tempo unida e dando atenção aos pequenos.

Como foi possível notar, cada país encontra um momento diferente do ano para trazer essa comemoração à tona, mesmo que a própria UNICEF tenha estipulado o dia 20 de novembro como a sua data mundial.

Talvez o dia mais usado seja o dia 1 de julho, que foi a data escolhida por 57 países.

A Declaração dos Direitos da Criança

Não existe nenhuma criança que possa sobreviver sem os cuidados e supervisão de um adulto.

Os seres humanos são criaturas frágeis em seus primeiros anos de vida, mas também donas de um potencial infinito para se desenvolver, aprender e crescer de formas absurdas com os anos.

Órgãos de importância global como a UNICEF e a ONU (Organização das Nações Unidas) batalham para que todos aqueles que nascem e vivem no planeta terra tenham direitos básicos como seres humanos.

E isso vale especialmente para as crianças, que, como dito antes, são criaturas em uma circunstância onde os cuidados são essenciais, e que os tendo podem se desenvolver de maneira grandiosa.

É exatamente por isso que junto ao seu dia das crianças a UNICEF também oficializou uma Declaração Universal dos Direitos da Criança, onde é detalhado uma série de cuidados e deveres do mundo para com as crianças.

Entre elas estão o direito à liberdade, à alimentação, ao estudo, ao cuidado cedido por familiares e pessoas as quais a criança ame e que também retribuam esse amor, a proteção da criança aos perigos, seja pelas mãos de outras pessoas, familiares ou mesmo dela mesma, entre tantas outras.

Crianças deitadas na grama.

Além da declaração feita pela UNICEF existem uma série de outros documentos, decretos e declarações que visam proteger as crianças e os adolescentes, inclusive no Brasil através do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Esses são documentos que devem ser levados em consideração em todos os dias do ano, mas que são especialmente lembrados durante o dia das crianças, o que por si só já se prova um motivo válido para que ele exista.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.

Stories