Importância do ambiente agradável e tranquilo durante as refeições da criança.

Importância do ambiente agradável e tranquilo durante as refeições da criança

Neste vídeo, você confere um trecho da live realizada com a nutricionista materno-infantil Carol Albuquerque e a empresária e fundadora do PFzinho, uma empresa especializada em alimentação infantil, Sabrina Franzoi. No corte, elas explicam: a importância do ambiente agradável e tranquilo durante as refeições da criança.

Como o ambiente impacta no momento da refeição da criança

A criação de um ambiente agradável e tranquilo durante as refeições da criança é de extrema importância para promover uma alimentação saudável e positiva. Esse ambiente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e na relação da criança com a comida. Aqui estão alguns pontos que destacam a importância desse ambiente:

Estímulo à alimentação tranquila: Um ambiente calmo e tranquilo durante as refeições permite que a criança se concentre na comida e em suas sensações de fome e saciedade. Reduzir as distrações, como televisão ou dispositivos eletrônicos, ajuda a criança a se conectar com os alimentos e a comer de forma mais consciente.

Estabelecimento de rotinas: Ter horários regulares para as refeições cria uma estrutura previsível para a criança, o que pode ajudá-la a desenvolver bons hábitos alimentares. Ter momentos específicos para as refeições cria uma expectativa positiva e uma sensação de segurança para a criança.

Incentivo à interação familiar: As refeições em um ambiente agradável são uma excelente oportunidade para a família se reunir e se conectar. Sentar-se à mesa juntos, conversar e compartilhar experiências cria um ambiente social e afetivo, promovendo uma relação positiva com a comida.

Desenvolvimento de habilidades sociais: Durante as refeições, a criança tem a oportunidade de aprender habilidades sociais, como o uso de talheres, o compartilhamento de alimentos e a etiqueta à mesa. Um ambiente tranquilo encoraja a criança a experimentar e praticar essas habilidades de maneira descontraída.

Estímulo à exploração de sabores: Um ambiente agradável pode tornar a experiência de comer mais prazerosa para a criança. A apresentação dos alimentos de forma atrativa, a variedade de cores e a disposição dos pratos podem despertar o interesse da criança e incentivá-la a experimentar novos sabores e texturas.

Prevenção de associações negativas: Um ambiente estressante, repleto de pressões ou punições relacionadas à alimentação, pode levar a associações negativas com a comida. Um ambiente tranquilo e positivo durante as refeições ajuda a criar uma atmosfera de segurança e prazer em torno dos alimentos, evitando comportamentos alimentares indesejados.

👉 ACOMPANHE A DRA. CAROL ALBUQUERQUE:

👉 ACOMPANHE O PFzinho 🥦 por Sabrina Franzoi:

Instagram: ► https://www.instagram.com/pf_zinho_com/
Site: ► www.pfzinho.com
Blog: ► www.pfzinho.com/blog

Berçário da Escola AVIVA

No Berçário AVIVA as crianças a partir de quatro meses de idade vivem uma rotina de cuidados e estímulos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo com diversas atividades.

Para saber mais sobre o dia a dia das crianças na AVIVA, entre em contato conosco e conheça o ambiente maravilhoso que desenvolvemos especialmente para o seu bebê aprender e explorar com amor e segurança.