Como lidar com birra infantil em 5 dicas

Como lidar com birra é uma pergunta que todos os pais buscam a resposta mas é importante entender que todos nós temos aqueles dias que acordamos indispostos, e que qualquer coisa fora do normal consegue nos tirar do sério.

E por mais que as crianças sejam dóceis e carinhosas, elas também passam por esses dias de irritação e manhas, a diferença é que muitas vezes ela não vai conseguir comunicar isso da melhor maneira, o que vai causar a famosa birra.

Então o primeiro passo é, seja compreensivo e leia como lidar com birra infantil em 5 dicas, que separamos e que podem ser muito útil para você.

Uma forma de como lidar com birra é não ceder.

Mesmo que você fique tentado em ceder o que a criança quer por aquela paz momentânea, isso pode te causar mais frustrações no futuro, pois com essa ação você está informando para o cérebro do seu filho que tudo o que ele quiser ele conseguira através da birra

Neste momento você precisa ser firme e resiliente, mostrar para o seu filho a sua autoridade e desta forma ele vai começar a compreender que com o diálogo ele terá mais chances de conseguir o que ele quer.

Diferencie as manhas de uma necessidade real

As crianças entre 1 a 4 quatro anos de idade podem ter dificuldade em dizer o que estão precisando ou sentindo e encontram na birra uma saída para fazer as suas reivindicações, e por mais que os gritos e choros venham a ser cansativos o seu filho pode estar chorando por motivos além do (” Não quero tomar banho. “) ou (” Eu quero um brinquedo novo! “).

Uma criança aparentemente nervosa com uma mãe que busca soluções para aquele comportamento.
Birra em casa

Eles podem estar fazendo birras por motivos reais, como por exemplo: Estar com fome, frio ou ter se machucado sem você perceber. Por isso, eles podem ter atitudes agressivas, batendo, ou jogando objetos.

Agredir nunca será a melhor forma de como lidar com birra

Bater no seu filho nunca será uma boa opção. Além de não resolver a situação ainda pode demonstrar ao seu filho que ele não está sendo amado e compreendido alem de poder desencadear um outro problema, uma criança agressiva, que vai querer resolver as suas frustrações da mesma forma.

Uma criança que sofre agressão, muitas vezes vai guardar isso para si mesmo, mas esse sentimento reprimido, pode começar a refletir nas pessoas que ela entende estar na sua mesma hierarquia, como seus irmãos, primos e colegas da escola ou berçário.

Não de atenção as birras

Quando o seu filho está estressado no momento da birra, ele quer ter sua atenção para poder ser atendido. O melhor a se fazer é evitar dar atenção a ele e também contato visual e deixe ele se acalmar para poderem conversar.

Se caso o seu filho ainda for um bebê, proteja a cabeça dele para que ele não se machuque, porém mantenha-se firme, sem conversas ou abraços até acabar a birra.

Mantenha o seu NÃO

Às vezes você pode dizer não para algo que prometeu ao seu filho anteriormente, só para que ele pare com a birra, mas acaba dando a ele da mesma forma logo em seguida. Isso acaba tirando a sua autoridade perante a criança, pois ele entende que mesmo se fizer algo errado você voltará atrás.

“É necessário começar a trabalhar os limites e exercitar o diálogo. Só assim as crianças conseguirão entender que existem razões para os seus comportamentos”.

Raul Spitz, psicólogo consultor pedagógico do LIV – Laboratório Inteligência de Vida.

Como aponta o psicólogo acima, é necessário ensinar a criança que toda ação tem uma consequência e que elas podem ser tanto positivas quanto negativas. Isso dependerá da escolha dele!

Brinquedo montessori de encaixe para educação infantil para ajudar os pais a como lidar com birra infantil

Essa também faz parte da proposta pedagógica da Escola e Berçário de Educação infantil – AVIVA, trabalhando com você para que seu filho seja direcionado a fazer boas escolhas, e transformando as birras e ociosidade em energia para ser gasta com atividades lúdicas e criativas.