Como funciona a readaptação escolar após as férias?

Como funciona a readaptação escolar após as férias? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica se as crianças passam por uma readaptação escolar após a volta às aulas ou mesmo quando a criança passa de um G1 para um G2, de modo que as crianças se adaptem à nova fase.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Quando falamos de adaptação, geralmente pensamos no momento em que uma criança está começando na escola. No entanto, recebemos muitas dúvidas sobre o processo de adaptação, especialmente em dois contextos bastante similares: a mudança de escola e o retorno das férias.

Sim, a readaptação é um aspecto importante que consideramos na Viva. Inclusive, temos a colônia de férias, destinada aos alunos que já fazem parte da nossa comunidade, não aos novatos. Ao retornarem, percebemos seus olhares curiosos, se perguntando, “E agora, o que faço?”. Por exemplo, um aluno que passa do G1 para o G2 enfrenta mudanças significativas, como a troca de ambientes.

Na Viva, elaboramos um planejamento cuidadoso para que os alunos possam relembrar os espaços utilizados no ano anterior, incluindo atividades no parque e brinquedos que já faziam parte do seu cotidiano, além de reencontrar os amigos.

Nosso objetivo é proporcionar um sentimento de conforto e segurança, introduzindo as novidades gradativamente para evitar qualquer desestabilização emocional. Assim, a transição ocorre suavemente, introduzindo um elemento novo de cada vez. Se o espaço muda, os amigos e até mesmo os funcionários, como os da limpeza e cozinha, proporcionam um acolhimento familiar.

Esse ano, presenciamos a chegada de um aluno com os olhos marejados, impactado pela mudança de espaço e percebendo seu próprio crescimento. Uma colaboradora da escola se aproximou, e ele buscou conforto em sua presença.

Cheguei a brincar dizendo que pagaria a faculdade dela, de tão essencial que é essa conexão para o bem-estar dos alunos. Esse é o cerne da nossa abordagem de readaptação: garantir que o acolhimento e o cuidado estejam presentes, fazendo com que as mudanças sejam introduzidas sem sobrecarregar as crianças com muitas novidades de uma só vez.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.