Como é a adaptação de crianças transferidas de outras escolas?

Como é a adaptação de crianças transferidas de outras escolas? | AvivaCast 03

Neste trecho do Avivacast 03, Verônica D’Allava nos explica como crianças vindas de outras escolas são recepcionadas e como são inseridas na rotina da escola para tornar a adaptação mais fácil.

Sobre a verônica

Verônica, mãe da Manuela, pedagoga, com especialização em Educação Infantil, atualmente cursando Neurociência e Desenvolvimento Infantil. Atua na educação a 9 anos, lecionando nos grupos da primeira infância de 0 a 5 anos e no 1° ano do ensino fundamental. É encantada pelas descobertas da primeira infância. Trabalho na Aviva desde 2019 como coordenadora pedagógica na Unidade Klabin.

Transcrição adaptada do vídeo

Isso acontece principalmente quando as crianças voltam das férias, mas também quando elas vêm de uma escola nova, onde não têm referências prévias. Nesse contexto, como funciona a adaptação de uma criança que chega de outra escola?

Bem, nós realizamos um processo de adaptação.

Esse período é ajustado de forma gradual, diferenciando-se pelo fato de que a criança já tem familiaridade com uma rotina escolar, já estava acostumada a ter professores e colegas, e já compreende o que significa fazer parte de um coletivo. Portanto, o tempo de adaptação pode variar.

Claro, sempre combino com as famílias que, na primeira hora, é crucial observarmos e sentirmos como a criança está se adaptando. No entanto, há crianças que, já no segundo dia, desejam permanecer pelo período integral.

Isso é interessante, pois indica que a criança já possui uma noção do que é uma rotina escolar, diferentemente de quem está indo para a escola pela primeira vez. A adaptação, portanto, tende a ser mais fácil, mas, mesmo assim, ainda é um processo necessário.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.