Como criar uma rotina de escovação com a criança?

Como criar uma rotina de escovação para a criança? | Dra. Juliana Frigo

No vídeo abaixo você confere um trecho da live realizada com a Dra. Juliana Frigo que responde, de forma clara e objetiva, perguntas recorrentes no dia a dia dos pais sobre Odontopediatria. Nesse vídeo, a Dra. Juliana responde a respectiva pergunta: Como criar uma rotina de escovação para a criança?

Criar uma rotina de escovação é fundamental para manter a saúde bucal e prevenir uma série de problemas dentários, como cáries, gengivite e mau hálito. A escovação adequada remove a placa bacteriana e os restos de alimentos que se acumulam nos dentes e na gengiva ao longo do dia, reduzindo o risco de infecções e inflamações.

Além disso, escovar os dentes regularmente também ajuda a preservar a aparência e a função dos dentes, evitando manchas e desgaste excessivo. Para obter os melhores resultados, recomenda-se escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, com uma escova de dentes macia e pasta de dentes com flúor, e usar fio dental para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes.

É importante lembrar que a escovação adequada é uma parte essencial da higiene bucal, mas também é importante manter uma dieta saudável, evitar o tabagismo e visitar regularmente o dentista para exames e limpezas profissionais.

Como mostrar que a escovação é legal para a criança?

Mostrar para a criança que a escovação é legal pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a tornar esse hábito mais divertido e atraente para os pequenos. Uma opção é utilizar escovas de dentes com temas infantis, como personagens de desenhos animados ou super-heróis, que possam despertar o interesse e a curiosidade das crianças. Além disso, é importante envolvê-las no processo de escolha da escova e da pasta de dentes, permitindo que elas participem e se sintam no controle da situação.

Outra estratégia é transformar a escovação em um momento divertido e de interação entre pais e filhos. Cantar músicas, fazer brincadeiras ou histórias enquanto escovam os dentes pode ajudar a distrair as crianças e tornar a escovação menos tediosa. Também é importante incentivar e elogiar os pequenos pelos seus esforços na escovação, para que eles se sintam motivados a manter esse hábito.

Por fim, é importante explicar para a criança os benefícios da escovação para a sua saúde bucal e para a sua vida como um todo, mostrando que essa é uma atividade importante e necessária para o seu bem-estar. Com um pouco de criatividade e dedicação, é possível tornar a escovação uma parte divertida e positiva da rotina das crianças.

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.