Educação Infantil Humanizada: Como a Abordagem Reggio Emilia Transforma o Aprendizado
Cada criança é um indivíduo único com suas particularidades, potências, qualidades e habilidades próprias. É isso que defende a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, e que nós temos como inspiração dentro da Escola de Educação Infantil e Berçário AVIVA.
Oferecendo uma proposta que valoriza e respeita o protagonismo da criança, nos destacamos como a melhor Escola de Educação Infantil e Berçário de São Paulo. Acreditamos que a melhor forma de desenvolver um ser humano é permitindo que, durante a primeira infância, ele descubra o mundo por meio de suas potencialidades, sendo o centro da aprendizagem na fase mais importante de sua vida.

Reggio Emilia e Loris Malaguzzi: a criança como protagonista da própria história.
Em 1945, o planeta ainda sofria com os danos irreversíveis da Segunda Guerra Mundial, e muitos países buscavam formas de se reerguer após os estragos deixados. Ao norte da Itália, a pequena cidade Reggio Emilia havia sido arrasada pelos conflitos, e a comunidade, que estava voltando a trabalhar, precisava de um local para deixar as crianças, pois as escolas da região haviam sido reduzidas a escombros. Então, devido a essa necessidade, os moradores se uniram, venderam cavalos e tanques de guerra abandonados após a devastação e, juntamente com tijolos das casas bombardeadas, construíram uma escola para deixar suas crianças.
A história inspiradora chamou a atenção do pedagogo italiano Loris Malaguzzi, que em 1946 chegou até a cidade e se deparou com mulheres, fazendeiros e operários trabalhando na construção feita com sobras da guerra. Encantado, o professor uniu-se ao projeto de educação. O vínculo se fortaleceu quando ele percebeu que muitas crianças estavam tendo dificuldades com o idioma, e seria necessário traçar um novo plano pedagógico. Então, Malaguzzi convocou pais e professores para discutir soluções, e juntos concluíram que “tudo sobre as crianças e para as crianças somente pode ser aprendido com as crianças”.
A visão de educação de Loris Malaguzzi baseia-se em uma escuta ativa, que entende a criança como um ser competente e capaz de construir o próprio conhecimento.
“A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem),
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e, de cem,
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário,
as cem existem”Loris Malaguzzi. As Cem Linguagens da Criança.
Com o tempo, nasceram mais sete escolas administradas pelos moradores, todas mantidas com a valorização do trabalho coletivo das famílias e educadores que faziam parte do cotidiano das crianças.
Essa soma da força da comunidade com as contribuições pedagógicas de Loris Malagguzi foram os dois pilares responsáveis pela construção da abordagem educativa de Reggio Emilia, que hoje é uma referência para educadores de todo o mundo.
Repertório e autonomia: a criança como um ser que produz pensamento e aprendizagem
A abordagem de Reggio Emilia defende que cada criança carrega potências e saberes singulares, o que proporciona um novo papel para o educador: ele não é mais o detentor único do conhecimento dentro do ambiente escolar, ele atua em conjunto com a criança, estabelecendo uma relação de vínculos, afeto e confiança. Nessa visão que rompe alguns paradigmas tradicionais de educação, os alunos são incentivados a investigar, manipular novos objetos, texturas e cores, dançar, cantar, brincar e contar histórias e, assim, conhecer as várias linguagens de expressão.

Dessa forma, a imaginação e a criatividade das crianças podem fluir livremente, e o aprendizado ocorre de uma forma natural e mais interessante, pois está dentro do contexto que elas conhecem e apreciam. Ou seja, o repertório e as vivências que elas trazem para a escola são valorizados.

O espaço como o terceiro educador
Nas escolas da cidade de Reggio Emilia, a circularidade do espaço é um fator muito importante: as crianças se sentem confortáveis dentro do ambiente escolar, podendo explorar cada elemento do local em que estão inseridas.
Pensando nisso, acreditamos que a sala de aula deve ser um espaço amplo e que permita a livre criação e investigação artística/pedagógica, e o mobiliário e a organização do lugar são pensados para estimular a criatividade e as várias linguagens das crianças.


A partir do repertório das crianças, nascem os projetos desenvolvidos, usados como uma ferramenta para observar a evolução e o desenvolvimento pedagógico de cada uma. Nesse contexto, o Ateliê é um espaço de extrema importância para o cotidiano da escola, pois é nele que ocorrem as descobertas, feitas a partir de materiais cuidadosamente pensados e disponibilizados no ambiente, como elementos da natureza, por exemplo. O espaço pensado e planejado, auxilia na promoção de um cotidiano mais tranquilo.


Documentação Pedagógica: os registros do aprendizado.
Esses projetos geram textos e imagens que registram a experiência das crianças e os conhecimentos absorvidos com as práticas da escola. Diferentemente de uma documentação comum do dia a dia, a Documentação Pedagógica refere-se a tudo que é pertinente ao desenvolvimento escolar dos alunos, e demonstra que é importante valorizar não apenas o resultado, mas principalmente os ensinamentos gerados durante o processo de aprendizagem.
A exposição da documentação pedagógica dos projetos possibilita aos alunos uma reflexão sobre o próprio processo, e também possibilita aos educadores e às famílias uma percepção sobre a evolução das crianças. Além disso, é um instrumento poderoso para que o educador aplique suas estratégias de ensino, fortalecendo suas interações com as crianças.
Na AVIVA, ocorre o “Projetizando: Intenção de Projeto”, um encontro onde as professoras apresentam aos pais o tema do Projeto que será abordado pelas crianças durante o ano letivo, detalhando o percurso observado e registrado para a escolha de interesse dos alunos e propostas desenvolvidas até o momento. Posteriormente, é realizado o “Projetizando: Mostra cultural” em que apresentamos os resultados finais dos Projetos, na qual as famílias novamente são convidadas a participar e vivenciar o aprendizado das nossas crianças.


Os vários ensinamentos de Reggio Emilia para a AVIVA: formação Futura Professora.
Recentemente, realizamos o Módulo 2 do Futura Professora, uma formação voltada para as educadoras e auxiliares que já possuem mais de um ano de casa. O aprimoramento dos conhecimentos pedagógicos das colaboradoras que atuam diretamente com nossas crianças é uma prioridade dentro da AVIVA, e nesse módulo, foi discutido sobre os ensinamentos da abordagem de Reggio Emilia e sua importância para o cotidiano da escola.

A nossa Gestora Pedagógica e Especialista na abordagem educativa de Reggio Emilia, Paloma Castelanelli, realizou a mediação do encontro, promovendo dinâmicas em grupos e trocas positivas sobre o tema.
Além de reforçar os pilares Repertório da Criança, Espaço Como Terceiro Educador, Documentação Pedagógica e Família Colaborativa, Paloma também apresentou o livro “As Linguagens da Comida”, muito usado pelos estudiosos da abordagem.
A comida é vista como uma oportunidade para a promoção da autonomia e de afeto, pois durante nossas refeições surgem conversas, risadas e trocas de experiências com pessoas que gostamos. Essa discussão traz um novo olhar sobre o que a comida pode representar para a criança, e como, de acordo com Reggio Emilia, a cozinha dentro de uma escola ocupa um espaço forte e poderoso.


Os encontros anuais da AVIVA em Reggio Emilia:
Anualmente, nossas Diretoras viajam até a cidade de Reggio Emilia, na Itália, para uma jornada de aprendizagem no Centro de Estudos Lori Malaguzzi, que atua como um espaço aberto de pesquisa, capacitação e experimentação de métodos inovadores na educação infantil. Imersas em uma formação rica em trocas de experiências, elas aprofundam os seus conhecimentos na abordagem pedagógica para uma melhoria contínua das nossas práticas dentro da escola.


Acreditamos que a educação de qualidade é construída a partir de um processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento, e por isso, buscamos repertoriar as profissionais da AVIVA cada vez mais, para que juntas elas possam proporcionar a melhor experiência em Educação Infantil para as crianças e suas famílias.
Conheça a Aviva
A Escola de Educação Infantil e Berçário AVIVA está presente na primeira infância do seu filho, a fase mais importante da vida dele. Incentivamos os estímulos sensório-motores como forma de experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, a socialização, o pensamento crítico e a linguagem.
Por isso, buscamos proporcionar um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais das crianças, além de diversas atividades como o balé, o judô, o teatro, a música e um programa bilíngue completo, que oferecem muitos benefícios para o desenvolvimento delas, como da autoestima, coordenação motora e concentração.