Como ensinar a criança comer de forma saudável sem restrição?

Reeducação Alimentar: Como ensinar a criança comer de forma saudável sem restrição?

Neste vídeo, você confere um trecho da live realizada com a nutricionista materno-infantil Carol Albuquerque e a empresária e fundadora do PFzinho, uma empresa especializada em alimentação infantil, Sabrina Franzoi. No corte, elas explicam: Como ensinar a criança comer de forma saudável sem restrição.

Reeducação alimentar na infância

Fazer a reeducação alimentar de uma criança que desenvolveu preferência por doces ou é seletiva com a alimentação pode ser um desafio, mas com paciência e estratégias adequadas, é possível ajudá-la a adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Aqui estão algumas dicas úteis:

Seja um exemplo: As crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos, então certifique-se de ser um bom exemplo quando se trata de alimentação saudável. Consuma uma variedade de alimentos nutritivos, demonstre entusiasmo por refeições equilibradas e evite comentários negativos sobre certos alimentos.

Introduza gradualmente novos alimentos: Em vez de fazer mudanças drásticas na dieta da criança, introduza novos alimentos gradualmente. Ofereça uma variedade de frutas, legumes e outros alimentos saudáveis, preparados de maneira atraente e saborosa. Permita que a criança experimente os alimentos sem forçá-la a comê-los.

Envolva a criança no processo: Incentive a participação da criança no preparo das refeições. Deixe-a ajudar a escolher frutas e legumes no supermercado ou envolva-a na preparação simples de alimentos. Isso pode aumentar o interesse e a curiosidade da criança em relação aos alimentos.

Faça das refeições um momento agradável: Crie um ambiente positivo e descontraído durante as refeições. Evite pressionar a criança a comer e não use alimentos como recompensa ou castigo. Converse, conte histórias e torne as refeições uma experiência agradável para todos.

Seja criativo com as preparações: Experimente diferentes maneiras de apresentar os alimentos. Por exemplo, transforme vegetais em purês, sucos ou em formato de palitinhos. Apresente frutas cortadas em formatos divertidos. A criatividade pode despertar o interesse e a curiosidade da criança.

Ofereça opções saudáveis: Dentro das possibilidades, ofereça opções saudáveis ​​para a criança escolher. Por exemplo, se ela gosta de sobremesas doces, opte por alternativas mais saudáveis, como frutas frescas ou iogurte natural com frutas.

Seja persistente e paciente: A reeducação alimentar leva tempo e é normal encontrar resistência no início. Continue oferecendo alimentos saudáveis, mesmo que a criança recuse inicialmente. Com o tempo e exposição repetida, é mais provável que ela desenvolva um paladar mais diversificado.

👉 ACOMPANHE A DRA. CAROL ALBUQUERQUE:

👉 ACOMPANHE O PFzinho 🥦 por Sabrina Franzoi:

Instagram: ► https://www.instagram.com/pf_zinho_com/
Site: ► www.pfzinho.com
Blog: ► www.pfzinho.com/blog

Conheça a Aviva

A Escola e Berçário de Educação infantil AVIVA esta presente desde a primeira fase da infância do seu filho, cuidadando e estímulando os sentidos sensório-motores que os incentiva a experimentar o mundo, até a condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.