Qual a relação do aleitamento e a saúde bucal.

Qual a relação da saúde bucal do bebê e o aleitamento materno? | Dra. Juliana Frigo

No vídeo abaixo você confere um trecho da live realizada com a Dra. Juliana Frigo que responde, de forma clara e objetiva, perguntas recorrentes no dia a dia dos pais sobre Odontopediatria. Nesse vídeo, a Dra. Juliana responde a respectiva pergunta: Qual a relação da saúde bucal do bebê e o aleitamento materno?

A saúde bucal do bebê está diretamente relacionada ao aleitamento materno. O leite materno não só fornece ao bebê os nutrientes e anticorpos necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, mas também ajuda a promover a saúde bucal.

Durante a amamentação, o bebê utiliza diversos músculos da boca e da língua, o que ajuda a fortalecer esses músculos e a desenvolver uma musculatura adequada para uma boa respiração, mastigação e fala. Além disso, a sucção estimula o desenvolvimento das estruturas ósseas da face, como o maxilar e os dentes.

O leite materno também possui propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir infecções na boca do bebê, como a candidíase oral (sapinho). Além disso, a amamentação exclusiva até os seis meses de idade pode ajudar a prevenir a cárie dentária, já que o leite materno é um líquido de baixa acidez, o que diminui o risco de erosão do esmalte dos dentes.

Leite materno causa carie?

O leite materno é um alimento fundamental para o desenvolvimento saudável de um bebê, fornecendo os nutrientes e anticorpos necessários para a sua proteção e crescimento. Mas, muitas vezes, surgem dúvidas sobre se o leite materno pode ou não causar cárie nos dentes do bebê.

Embora seja verdade que o leite materno contém açúcar (lactose), que é um fator de risco para a cárie dentária, a sua composição e forma de consumo são diferentes daquelas do leite artificial ou de outros alimentos ricos em açúcares. Além disso, o leite materno tem propriedades antibacterianas e ajuda a manter um ambiente equilibrado na boca do bebê, o que diminui o risco de cárie.

É importante lembrar que a cárie é causada por uma combinação de fatores, incluindo a presença de bactérias na boca, a exposição a açúcares e a falta de higiene bucal adequada. Por isso, é essencial que os pais realizem a higiene oral do bebê desde cedo, limpando as gengivas e os dentes com uma gaze ou escova própria para bebês.

Conheça nossa escola infantil

A primeira fase da infância é muito importante que as crianças tenham uma condição essencial para desenvolver a autoestima, socialização, pensamento crítico e linguagem.

Por isso a Aviva, Escola de Educação infantil, busca oferecer um ambiente seguro para construção de habilidades sociais e emocionais que serão necessárias para a formação de uma criança mais confiante, com diversas atividades como balé, judô, natação e um programa bilíngue completo.

Agende hoje sua visita e venha se encantar com um mundo novo que preparamos especialmente para o seu filho.